Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Cultura

Recomeçam os ensaios da Banda Municipal de São Leopoldo

Visando apresentações já marcadas, a Banda Maestro Leopoldo Vieira está recebendo novos alunos
10/06/2018 17:07 10/06/2018 17:09

Diego da Rosa/GES
Banda está com inscrições abertas para novos integrantes
A batida de percussão e a melodia dos instrumentos de metais, entre outros, começaram a ser ouvidas novamente no salão nobre da Secretaria de Educação (Smed) leopoldense. Isso porque neste sábado (9), foram iniciados os ensaios de 2018 da Banda Municipal Maestro Leopoldo Vieira, de São Leopoldo. E a primeira apresentação já está marcada: será na abertura da São Leopoldo Fest, dia 25 de julho.

Formada na atualidade principalmente por alunos de escolas municipais e que, em sua maioria, participam das bandas dos seus educandários, a Banda Municipal foi retomada em maio de 2012, com a regência de Diego Adam.

“A banda municipal leopoldense é histórica, iniciou em 1924. Agora, depois que retomamos as atividades, vem fazendo trabalho com alunos da rede municipal de ensino e alguns da estadual também. Ao longo de seis anos, tivemos muita adesão de liras e escaletas, mas agora nos últimos dois anos estamos com mais metais”, contextualizou, exemplificando a entrada de saxofones, trompas e bombardinos.

MARCHA

Desde que reiniciou, a Banda Municipal participou de apresentações tocando parada, com os alunos sentados, como em uma orquestra. Porém, em 2018, a ideia é inserir a marcha. “Este ano a banda vai marchar, pois queremos que ela possa se apresentar no desfile cívico de 7 de setembro também”, pontuou Adam.

Para tanto e pelo pouco tempo de ensaios que terão até as primeiras apresentações, a atividade deste sábado priorizou lembrar as músicas já tocadas nos anos anteriores pelos alunos remanescentes. Como a canção “Vida”, a preferida do aluno Ezequiel Bitelo Oliveira, 14 anos, que toca bombardino.

Diego da Rosa/GES
Ezequiel Oliveira, 14, toca bombardino há quatro anos, na Banda Municipal e na da sua escola, Gusmão Britto
“Estou na banda há 4 anos, recebi um convite do professor Diego, que também é regente na banda da minha escola e resolvi vir”, contou o estudante do 9º ano da Escola Municipal Maria Gusmão Britto. Sobre a dificuldade em aprender a tocar o instrumento de sopro que manuseia, Ezequiel simplifica: “Não é tão difícil, mas precisa estudar bastante”.




Uma menina entre os novos alunos

Junto a ação inicial deste fim de semana, também foram recebidos novos alunos, com interesse em participar da banda. Já no primeiro ensaio, 10 novos integrantes se juntaram ao grupo do ano passado.

E a aluna do 8º ano da Escola Municipal Maria Edila, Emilly Lima da Silva, 13 anos, foi uma das vagas preenchidas, sendo a única menina a ensaiar neste sábado. “Fizemos uma festa quando ela chegou, porque é nossa única menina por enquanto”, brincou Adam.

Diego da Rosa/GES
Emilly da Silva, 13 anos, foi a única menina inscrita neste sábado
Emilly toca na banda da sua escola e trouxe sua lira para ensaiar. “Sempre quis tocar em bandas que levassem a sério a música. O ano passado eu já queria entrar, mas não deu”, explica a menina, que está há dois anos na lira, mas já tocou também teclado, escaleta e caixa.

Inscrições seguem abertas

Apesar de ter recebido novos alunos, a Banda Municipal segue com inscrições abertas para o preenchimento de vagas em instrumentos como caixa (tarol), bumbo, tambor (surdo), prato, escaleta, lira, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete e trombone, e para Comissão de Frente – responsável por conduzir bandeiras e estandartes.

Os alunos interessados deverão comparecer acompanhados de um responsável para efetuar matrícula e receber orientações. Nesse primeiro momento, a Banda está priorizando estudantes do 6º ao 9º ano, que participem das bandas de sua escola, municipal ou estadual.

Os ensaios da Banda Municipal ocorrem todos os sábados, das 8h30 às 11h30, no salão nobre da Smed. Para mais informações, pode-se enviar e-mail para smed.musica@saoleopoldo.rs.gov.br ou pelo telefone 2200 0824.




Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS