Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Dia de Santo Antônio

Dia de celebrar um dos santos mais populares da Igreja Católica

Em São Leopoldo, missa com bênção e distribuição de pães lembrará Santo Antônio na Igreja Matriz
13/06/2018 07:59 13/06/2018 07:59

Priscila Carvalho/GES-Especial
Amigas Edith Daudt Müller, 84 anos e Maria de Lourdes Sabadin, 69 anos, compartilham a devoção por Santo Antônio
Protetor dos pobres, mas, segundo a crendice popular, com um olhar misericordioso também para aqueles e aquelas que buscam o matrimônio. Santo Antônio, um dos santos mais populares da Igreja Católica, é celebrado hoje, 13 de junho. Em São Leopoldo, na data, há 37 anos, o frade português, canonizado em maio de 1232, é lembrado em celebração na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz. A missa em homenagem ao santo começou a ser celebrada no local a pedido de uma paroquiana, depois de ter uma graça alcançada por intermédio de Santo Antônio. “Pedi e ele me atendeu. Como agradecimento prometi que presentearia a paróquia como uma imagem dele. Trouxe o santo de Porto Alegre, dentro do ônibus”, lembra a autônoma Maria de Lourdes Sabadin, 69 anos. Depois disso, Maria de Lourdes lembra que foi à igreja durante 13 terças-feiras seguidas também em agradecimento até que um dia, acabou encontrando, no caminho, a amiga, Edith Daudt Müller, 84 anos. “Ela disse que estava com um problema e eu disse para ela vir comigo, rezar para santo Antônio”, conta Maria de Lourdes.

Da devoção compartilhada entre elas e das bem-aventuranças atribuídas ao santo surgiu a ideia de propor ao pároco da época a missa especial no dia 13 de junho de 1981. “Para aquela ocasião doei cerca de 300 pães, que foram abençoados e distribuídos aos fiéis. De lá para cá, a cada ano, os pães foram se multiplicando, com doação da comunidade e o número de pessoas que os recebem também”, celebra Edith. Conforme as amigas, na missa do ano passado, cerca de cinco mil pães foram repartidos entre participantes da celebração e outras 10 entidades existentes no Município.

Devota, Maria de Lourdes credita o sucesso crescente da celebração a mais uma boa obra de seu santo preferido. “É um milagre dele essa multiplicação dos pães e do número de entidades beneficiadas. É um santo muito querido até mesmo por seguidores de outras religiões, que nos ajudam doando os pãezinhos para esta missa. Tenho grande confiança nele. Em tudo o que pedi para ele até hoje fui atendida e busco ter o exemplo de vida dele como inspiração para a minha também”, diz Maria de Lourdes. “Santo Antônio é muito milagroso. Um grande santo, o pai dos pobres. Ele nunca nos deixa desamparados. Sou grata por todas as vezes em que ele intercedeu por mim. Sinto a proteção dele”, completa emocionada Edith.

Missa às 18 horas na Igreja Matriz

A missa em homenagem a Santo Antônio ocorre hoje a partir das 18 horas na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz de São Leopoldo, localizada na Praça Tiradentes, no Centro. Ela será celebrada pelo pároco, padre Edson Batista de Mello. “Santo Antônio tem como grande característica sua capacidade intelectual, sua inteligência e conhecimento tanto das sagradas escrituras como das ciências naturais. Teve como uma de suas marcas o ir ao encontro dos mais pobres. Essa caridade e a partilha do pão que eram característica dele devem fazer parte também do nosso dia a dia. Ele é o santo que nos convida a ouvir a palavra de Deus e também a viver o mandamento do amor através do gesto da caridade”, avalia o padre. 


Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS