Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Comunicações

Golpes e spam por telefone preocupam

Assunto tem rendido pautas nos EUA e no Brasil. Veja golpes, tipos de spam e as soluções para evitar alguns deles
03/07/2018 18:12 03/07/2018 18:34

FreeImages
Usuários de linhas fixas estão entre maiores vítimas de spam telefônico
Uma pesquisa de 2017 do app Truecaller apontou que o Brasil é o segundo país com maior incidência de publicidade não solicitada por telefone, perdendo apenas para a Índia. Agora, nos EUA, a imprensa especializada está alertando para um novo tipo de golpe: ligações robôs que anunciam serviços e, assim que o usuário manifestar interesse, tentam transferi a ligação para um golpista. No caso norte-americano, trata-se de empresas estabelecidas fora dos EUA, já que ligações robotizadas são proibidas por lá.

Estes são casos de uma nova praga, o spam telefônico. Como seu predecessor nos e-mails, o spam via fone já suplanta o número de ligações para muita gente. Usuários de telefone fixo, não raro, recebem mais ligações de publicidade não solicitada do que ligações efetivamente dirigidas a eles.

Veja abaixo os tipos mais comuns de spam telefônico e possíveis soluções:

OFERTAS

Ligações oferecendo produtos e serviços, frequentemente de empresas das quais o usuário já é cliente, não são ilegais, mas podem ser uma chateação. No caso de empresas com as quais você não tem relação de cliente, pode funcionar você se inscrever na lista do Procon de quem não quer receber ligações de publicidade. Não resolve todos os casos, mas ajuda bastante. Operadoras das quais você já é cliente podem exigir ligação específica para call center.

SPAM ROBÔ

No Brasil, infelizmente, não existe a legislação norte-americana que impede que ligações de publicidade sejam automáticas. Cantores sertanejos, celebridades da tevê e comediantes estão entre as vozes que costumam receber usuários de telefone fixo coroados com esta ligação. O cadastro do Procon muitas vezes não serve para barrar este tipo de ligação. Sugestão é desligar assim que ouvir a gravação, para evitar o golpe que vem logo abaixo.

SCAM

Nos EUA está ficando mais comum o golpe com spam robô, quando o usuário recebe uma ligação gravada e, ao permanecer na linha ou apertar uma tecla, é transferido para um golpista, ou então induzido a digitar contas e cartões de crédito automaticamente. Desligue imediatamente ao ouvir qualquer gravação, para evitar incorrer neste golpe.

O SILÊNCIO

Stock Xcng
Telefone mudo: geralmente, se trata de operadoras de telemarketing disparando ligações em série nas quais nem todo mundo é atendido
Antigamente, quando você atendia o telefone e ninguém falava, isso era trote. Mas hoje esta é mais uma das configurações que o spam telefônico costuma assumir. Os call centers costumam ligar em série para vários números e transferir a ligação para o primeiro operador livre. Quando não houver um livre, a ligação fica em silêncio e depois cai. O problema também é agravado porque alguns operadores de telemarketing terceirizado cobram seus clientes pelo número de ligações - independente se foram concretizadas ou não. Daí ser vantagem o sistema de ligar mesmo que não houver alguém para falar com você. Este é o tipo particularmente mais exasperante de spam telefônico, e, infelizmente, aquele para o qual menos existem soluções.

GOLPE

SXC.HU
Alguns golpes telefônicos envolvem hackers ou criminosos em busca de senhas e números de cartão ou conta bancária
E tem, é claro, o velho golpe por telefone. Inclui supostos parentes sequestrados gritando lá no fundo, golpistas se passando pela Polícia ou pelo seu banco e afins. Lembre-se do conselho mais importante nestes casos. Não dê informações pessoais, não diga seu nome completo ou endereço no telefone e em hipótese alguma digite ou dite contas, cartões e senhas. Só faça isso quando você mesmo tiver ligado para o seu banco ou operadora de cartão.

TROTE

Hoje quase caiu em desuso a prática irritante de quem ligava só para incomodar. Às vezes alguma criança faz isso. Maior sugestão é usar um identificador de chamadas no telefone fixo (no celular, ele é automático). Quem liga passando trote em geral se assusta quando você disser para ele o número do qual está ligando, principalmente se acrescentar que você pode registrar queixa na Polícia...



Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS