Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Segurança no trânsito

Realizada primeira Operação Balada Segura em Sapucaia do Sul

108 veículos foram abordados e sete motoristas multados por se recusarem a fazer o teste do bafômetro
10/07/2018 07:52 10/07/2018 07:57

Divulgação/Prefeitura de Sapucaia do Sul
108 veículos foram abordados e sete motoristas multados por se recusarem a fazer o teste do bafômetro
A Operação Balada Segura já é realidade em Sapucaia do Sul. Após a assinatura do convênio, em outubro do ano passado, a primeira ação de fiscalização nas ruas do município ocorreu na noite de sábado (7). Agentes da Guarda Municipal e da Polícia Rodoviária Estadual, além de policiais militares e servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) participaram da blitz. Ao todo, 108 carros foram abordados e oito recolhidos. Também foram autuados seis motoristas que não estavam usando o cinto de segurança, oito por licenciamento vencido, quatro sem permissão para dirigir e um sem a cadeirinha de criança. Sete condutores se recusaram a fazer o teste do etilômetro, embora apresentassem sinais de ingestão de bebida alcoólica e acabaram multados em R$ 2.934,70. Eles tiveram a certeira de habilitação recolhida e precisaram chamar outro motorista para levar o veículo.

Secretário municipal de Segurança, Arno Leonhardt, disse ter ficado satisfeito com os resultados da primeira Operação Balada Segura em Sapucaia. “O número alto de autuações nesta primeira edição nos preocupou, mas mostrou que, de fato, esta ação tinha de ser implementada no município”, diz. “Quando assumi a secretaria, há pouco mais de um mês, vi que tínhamos o convênio assinado, mas que o projeto ainda não havia saído do papel. Nos mobilizamos para estarmos logo nas ruas com esta importante iniciativa que busca tentar convencer os motoristas a não dirigirem sob o efeito do álcool e a preservar vidas”, ressalta. “Queremos que todos aqueles que saiam de casa possam voltar para ela com vida e em segurança. Para que isso ocorra, todos os esforços são válidos”, diz.

Entre os condutores, a notícia de que o município agora está na rota das blitze de balada segura na região foi recebida de forma positiva. Com carteira de habilitação desde os 18 anos, o autônomo Rafael Dias, 28, diz sair praticamente todos os finais de semana. Apesar de ser presença garantida em festas pela região, ele afirma não temer ser parado por agentes da operação. “Sempre saio com um grupo de amigos e antes de chegarmos na balada elegemos o motorista da rodada. Fui parado em uma blitz em São Leopoldo há alguns meses e fiz o teste do bafômetro sem medo. É uma operação importante e acredito que quem dirige com responsabilidade apoia”, opina.

Prevenção à violência 

Em Sapucaia do Sul, até maio deste ano segundo dados do Detran/RS, quatro pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito. Em todo o ano passado foram 12. Para evitar que novos acidentes, alguns deles motivados pela combinação de álcool e direção, aconteçam, ações como a Balada Segura deverão se intensificar na cidade, especialmente em pontos de entradas e saídas do município.

“Nossa intenção é realizamos, pelo menos, uma blitz por semana. A atuação conjunta e integrada entres órgãos de segurança e o Detran/RS faz com que esta iniciativa seja de prevenção à violência, algo importante para a segurança pública como um todo e também de preservação de vidas no trânsito”, comenta o secretário de Segurança, Arno Leonhardt. Além de flagrar condutores embrigadados, as blitze de balada segura servem também para abordagens policiais, podendo auxiliar na identificação de foragidos e na recuperação de veículos em situação de furto ou roubo. “Quem ganha com isso é a população”, completa.

Questionário de avaliação 

De acordo com o secretário de Segurança, Arno Leonhardt, um dos diferenciais da Balada Segura em Sapucaia é a aplicação de um questionário com os motoristas abordados. A participação nesta etapa é voluntária e ajudará na realização de ações futuras referentes à temática na cidade. “É um teste que mostra o perfil do motorista que foi abordado e como ele avalia a operação. É uma pesquisa quali-quantitativa”, explica

Já foi notícia 

Na edição de 21 de outubro do ano passado o Jornal VS destacou a assinatura do convênio entre a prefeitura de Sapucaia do Sul e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS)para a realização da Operação Balada Segura na cidade. O município foi o 33o a aderir ao projeto no Estado.

Saiba mais 

Lançada como projeto-piloto em Porto Alegre, no dia 4 de fevereiro de 2011, a Balada Segura reuniu Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e a EPTC em uma cruzada contra a alcoolemia no trânsito.

Na primeira fase as blitze de fiscalização e educação realizadas em zonas boêmias da Capital atuavam nas madrugadas dos finais de semana. O teste do bafômetro era realizado somente nos condutores que apresentavam sinais de embriaguez.. A partir de setembro daquele ano as ações passaram a ser realizadas de quarta-feira a sábado e todos os motoristas passaram a ser convidados a fazer o teste do bafômetro.

Com o objetivo de transformar a Operação em política permanente de Estado e estender a prática aos demais municípios gaúchos, em 30 de março de 2012 foi promulgada a Lei 13.963, instituindo a Balada Segura. A lei possibilitou a assinatura de convênios com os órgãos municipais para realização da operação no interior e alocação de mais recursos para aumentar as equipes e a frequência das blitze na Capital.

No ano de 2012 a ação foi implantada em sete municípios, entre eles Esteio. Em 2013 aderiram ao programa outras 12 cidades, dentre as quais São Leopoldo. Da região a última a ser conveniada com o Balada Segura foi Sapucaia do Sul. O convênio foi firmado no ano passado.


Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS