Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Educação

Universo do Sítio do Picapau Amarelo toma conta de creche em São Leopoldo

Ideia é estimular entre os pequenos o contato com a literatura nacional e lembrar os 70 anos da morte de Monteiro Lobato
09/08/2018 14:50 09/08/2018 14:51

Diego da Rosa/Diego da Rosa/GES
Valentina Rafaela Boeira, 3 anos, diz que seu personagem preferido é o Saci
Alunos da Escola Comunitária de Educação Infantil Vovó Maria, no bairro Rio Branco, contam, neste ano, com colegas especiais nas salas de aula. Alguns atendem por nomes um pouco diferentes como Cuca, Saci, Narizinho e Rabicó. Outros, mais habituais, como Emília, Pedrinho e Benta. Mas todos, no entanto, são criações de um tal de “Seu Lobato”, o qual é dono de um sítio cheio de fantasias e histórias.

A intimidade dos pequenos, que têm idades entre seis meses e quatro anos, com o escritor brasileiro Monteiro Lobato, não é por acaso. Na Escola Vovó Maria, as obras daquele que para eles virou o “Seu Lobato”, serão trabalhadas no decorrer deste ano. A ideia, segundo a auxiliar administrativo do local, Jéssica de Passos, é de estimular entre os pequenos o contato com a literatura nacional e lembrar os 70 anos da morte do escritor, celebrada em julho.

“Procuramos apresentar para eles um outro universo de literatura infantil, que foge daqueles clássicos da Disney com os quais eles estão tão acostumados. Também queríamos ir além do Sítio do Picapau Amarelo visto na tevê”, diz, Para isso, cada professora trabalhou a temática com sua turma, de forma lúdica e adaptada para a faixa etária dos alunos. A iniciativa deu tão certo que acabou integrando, além das 60 crianças das quatro turmas da escola, também as famílias. “Como dever no recesso, os alunos junto com os pais tiveram de produzir maquetes com a reprodução deles para o Sítio. O resultado foi espetacular. Cada uma fez o seu de modo diferente e com materiais distintos. Ficamos surpresos com as diversas percepções que surgiram”, afirma Jéssica.

Os trabalhos agora estão expostos na escola. Entre as crianças, o momento de visitar a exposição é de diversão e de mostrar o que sabem sobre a história aprendida em aula. “Meu personagem preferido é o Saci. Ajudei minha mãe a fazer o boneco dele para a escola e não tenho medo da Cuca. Ela só é má com quem não respeita os pais”, conta a pequena Valentina Rafaela Boeira, 3 anos, orgulhosa com o mascote feito em família nas mãos.

Estímulo ao imaginário 

Para Jéssica, as obras de Monteiro Lobato têm ainda outro diferencial que faz com que os trabalhos sejam ainda mais bem aproveitados no desenvolvimento das crianças. “São livros com poucas ilustrações, mas com uma riqueza na descrição dos detalhes. Isso acaba estimulando o imaginário deles”, opina. A receptividade tanto dos pequenos quanto das famílias serve de motivação para os professores para a continuidade da iniciativa.

“Está sendo um projeto maravilhoso, que, além de nos fazer lembrar de histórias que marcaram também a nossa infância, nos permite abordar outros temas importantes, como o folclore brasileiro. Apesar deles serem tão pequenos, eles entendem e interagem com os personagens da maneira deles”, avalia a professora da turma de Berçário 2, Vanderléia Madril.




Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS