Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Exemplo

Projeto na Escola Santa Marta conquista prêmio ecológico

Ação é desenvolvida pelo Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade, da Unisinos
13/09/2018 10:05 13/09/2018 10:05

Foto por: Diego da Rosa/GES
Descrição da foto: Ação é desenvolvida pelo Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade, da Unisinos
Luiz Henrique Rogoti, 12 anos, Paula Jamile Pereira Carvalho, 12, Vitor Giovane Innerich, 11, Andriele Fernandes Barros, 12, Daniel Kevin Gonçalves, 7, e Andrea Ferreira de Souza, 10, passara m a manhã de ontem (12) na horta. E não era qualquer horta. Eles plantam, cuidam, colhem e consomem produtos cultivados no projeto Horta Mãe-da-Terra Educação Ambiental e Cidadania, do Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade – Pasec, da Unisinos, em parceria com a Escola Municipal Santa Marta. E coube a Andrea erguer a taça. Isso mesmo. O projeto conquistou em agosto o prêmio Expressão de Ecologia. O prêmio, que está em sua 25ª edição, busca divulgar ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil e incentivar que outras sigam o mesmo caminho.

Os vencedores receberam o Troféu Onda Verde, criado pela artista plástica Elke Hering. A iniciativa é considerada a premiação ambiental mais importante da região Sul. Os estudantes estavam horta ontem acompanhados pelo coordenador do Pasec, Gelson Fiorentin. As ações acontecem três vezes por semana. Ao todo, conforme a diretora da Escola Santa Marta, Marcia Kehl, pelo menos 80 estudantes estão envolvidos no projeto com atividades no contraturno.

“É um reconhecimento muito importante para a escola, para a Unisinos e para a nossa comunidades.” Fiorentin explica que as atividades do projeto iniciaram em março de 1993, na época com o nome de Prumo. Só em 2008 recebeu o nome de Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade. “Estar entre os projetos escolhidos pela editora Expressão Ecológica representa o reconhecimento pelo trabalho contínuo desenvolvido ao longo dos 25 anos de atividades do programa. Um estímulo para a equipe e, especialmente, para os participantes”, afirma ele.

Valorização
A assistente social do Pasec, Adriani Farias, enfatiza que o prêmio significou o empoderamento dos participantes. “Receber esse prêmio foi muito importante, é o reconhecimento de um trabalho em equipe, comprometimento com a comunidade, com o meio social e, o mais importante, a valorização do sujeito ecológico”, destaca. “Adoro participar das atividades da horta. É importante aprender as maneiras de plantar, conhecer os alimentos, as curiosidades”, ressalta Andriele. A diretora da escola enfatiza que os alunos levam os produtos colhidos para casa.

Mudas de hortaliças e água da chuva

Conforme dados da Unisinos, a iniciativa atendeu, em 2017, cerca de 60 crianças e adolescentes, em atividades realizadas três vezes por semana. Nesse período, 32 mil mudas de hortaliças foram plantadas e 15 mil litros contínuos de água da chuva foram utilizados para irrigação da horta. Além disso, foram realizados quatro mutirões socioambientais envolvendo a comunidade escolar e diversos setores do poder público e foram distribuídas aproximadamente 2 mil mudas de chás e temperos para a comunidade. A cada semestre, 14 estudantes da Unisinos dos cursos de Biologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social participam do projeto.

Serviço de convivência

O Pasec faz parte Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com ênfase em atividades socioeducativas. O serviço inclui-se no âmbito das ações de proteção social básica, de acordo com a Política Nacional de Assistência Social. Atua, especialmente, com ações voltadas para as demandas com crianças e adolescentes no contraturno escolar e destina-se à população em situação de vulnerabilidade social.

A equipe do Pasec é composta por acadêmicos e profissionais das áreas da Biologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. O objetivo principal do projeto é contribuir para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, por meio do fortalecimento dos vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social na convivência familiar e comunitária.


Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS