Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Tradição

Começam os festejos farroupilhas na região

Comemorações ao 20 de setembro acontecem nos acampamentos dos municípios
14/09/2018 08:18 14/09/2018 08:20

Foto por: GES
Descrição da foto: Comemorações ao 20 de setembro acontecem nos acampamentos dos municípios
Os tradicionais acampamentos farroupilhas e a semana dedicada para comemorar o 20 de setembro, dia da Revolução Farroupilha, já iniciaram suas programações nas cidades de cobertura do Jornal VS – São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Portão e Capela de Santana. Com o tema “Tropeirismo: Contribuição para a formação das entidades Sul Rio-Grandenses”, instituído pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a maioria teve sua abertura oficial ontem (13) à noite, com a chegada da chama crioulas nos acampamentos e os primeiros shows tradicionalistas.

Em São Leopoldo, os dois locais que recebem piquetes, Centros de Tradições Gaúchas (CTG) e grupos estarão com atividades. No Parque do Trabalhador, na Vicentina, as atividades seguem até a quinta-feira, dia 20. Já no Acampamento da Feitoria, a programação se encerra no domingo, dia 23. Em Sapucaia do Sul, Esteio, Portão e Capela de Santana igualmente os cronogramas seguem até o dia 20 de setembro, com shows, atrações artísticas, jogos, visitas de escolas e diversas ações.

Abertura 

Ontem (13), a Chama Crioula, que marca o início das festividades, chegou ao Parque do Trabalhador por volta das 19 horas. Na sequência, houve bailanta. Logo depois, a Chama também foi levada ao acampamento do bairro Feitoria. A realização da Semana Farroupilha em São Leopoldo é da Associação dos Gaúchos Acampados no Parque (Agap) e da Associação Tradicionalista Gaúcha da Feitoria (ATGF).

Costelão para começar bem

No Acampamento da Feitoria, a expectativa do patrono da ATGF, Claudionei Emílio Scherer, é de que o local receba a mesma média de público que em 2017. “Ano passado tivemos um dia que recebemos 4 mil pessoas no parque”, afirmou. No local, 17 piquetes estão montados. A cada noite, três são responsáveis pela realização da tertúlia.

Já no Parque do Trabalhador, ontem pela manhã, os preparativos já estavam a todo vapor. No galpão do Grupo Tradicionalista Sepé Tiarajú, seis costelões estavam sendo preparados no fogo de chão pelo aposentado José da Silva Braga, 60. “Para começar bem”, segundo ele.

Para mostrar a nossa cultura

Conforme o patrão do Grupo, José Carlos de Souza, 42, o galpão recepcionará os visitantes todos os dias com almoço e janta, sempre tendo um apoio muito forte dos membros da entidade. “Temos uma equipe muito boa. E esse ano tudo que for arrecadado vamos destinar para o nosso galpão, que devemos inaugurar em novembro, no Arroio da Manteiga”, salientou.

Para Souza, os festejos da Semana Farroupilha ajudam a continuar uma tradição que tem se perdido para alguns. “Para nós é muito importante a Semana para mostrar a nossa cultura, nossa tradição, aos nossos jovens, porque se deixarmos, eles ficam apenas na internet. A Semana remonta à nossa cultura, nossa história”, avalia.

102 piquetes e 4 CTGs em Esteio

Em Esteio, ao todo, 102 piquetes tradicionalistas e quatro CTGs estão instalados no local. As entidades são coordenadas pela Associação dos Piquetes de Esteio (Aspe), que apoia a SMCEL na organização do evento. Ontem, junto da abertura, também foi lançado o 5º Esteio da Poesia Gaúcha e 1º Esteio do Amanhã, festival de poemas inéditos e de declamação para crianças e adolescentes dos oito aos 16 anos, promovido pela SMCEL e Diretoria de Comunicação Social.

No local, ainda pela manhã, o aposentado Clovis Lima, 65, fazia os últimos ajustes e já preparava um galeto para o almoço no Piquete Figueira. Segundo ele, toda a família tem alguma atividade ligada ao tradicionalismo. Ele, por exemplo, além de membro de um CTG por muito tempo, também foi campeão de bocha cinco vezes na cidade. “Toda a família está na cultura. Meus filhos dançaram em invernadas e o único que não quis dançar, adora andar a cavalo”, ressalta.

Sapucaia do Sul 

A Chama Crioula chegou ontem a noite no Parque Municipal de Eventos Jayme Caetano Braun, na abertura da Semana Farroupilha de Sapucaia do Sul. Uma comitiva de oito cavaleiros conduziu a chama de Nova Santa Rita até a cidade. Após, houve apresentação da Orquestra Jovem do RS, com participação de Geração Z, e o encerramento da noite com baile da Banda Som Gaúcho.

Portão

Em Portão, a 30ª Ronda Farroupilha do município, realizada pelo Departamento de Cultura, em parceria com Associação Gaúcha Tradicionalista Portonense (AGTP), também iniciou ontem, com a chegada da Chama, jantar e bailanta com Gauchinho Missioneiro e grupo. O evento traz como patrono Dercio Alf. Na cidade, o acampamento conta com 6 piquetes da cidade.

Capela de Santana 

Já em Capela de Santana, a programação farroupilha começou no dia 8. As ações acontecem no Centro Municipal de Eventos, no espaço próximo ao Galpão Crioulo, onde 9 piquetes estão acampados. Ontem a noite, a Escola São Francisco de Assis apresentou brincadeiras e jogos folclóricos no local. Logo depois, a Escola Nossa Senhora das Graças demostrou lidas campeiras. Destaque para a programação do fim de semana que terá um grande baile com a Banda Vanera, sábado, a partir das 22 horas. A entrada é franca.


Programação na região 


SÃO LEOPOLDO
*Parque de Recreação do Trabalhador, rua Vicentina Maria Fidelis, 350 (Organização: Associação dos Gaúchos Acampados no Parque)
HOJE (14/09)
8 horas - Recepção da Chama Crioula
Recepção das escolas
20h às 21h30- Tertúlia das Entidades do dia
22h- Bailanta Grupo Liberdade
22h- Saída da Chama Crioula e Bandeiras

*Acampamento Farroupilha na Feitoria, rua Otto Daudt, 831, Feitoria (Organização: Associação Tradicionalista Gaúcha da Feitoria)
HOJE (14/9)
19h30 - Tertúlia: Piquetes Cultura Serrana, Querência e Grupo Tradicionalista Herdeiros da Tradição
21 horas - Show com Grupo Mistura do Sul


SAPUCAIA DO SUL
*Parque Municipal de Eventos Jayme Caetano Braun, R. Monteiro Lobato, 508
HOJE (14/9)
20 horas – Baile com a Banda Tchê
21h30 – Baile com Os Ruanos


ESTEIO
*Parque de Exposições Assis Brasil, entrada pelo Portão 7, na Avenida Celina Kroeff
HOJE (14/9)
10 horas - Roda de chimarrão e acolhimento às escolas
10h30min - Contação de histórias com Teatro para Todos
14 horas - Contação de histórias com Teatro para Todos
20 horas - Apresentação das invernadas Mirim e Juvenil do CTG Chama Nativa
20 horas - Sorteio do 2° Torneio de Futebol de Bombacha Masculino e 1° Torneio de Futebol de Bombacha Feminino
21 horas - Sorteio do 2º Torneio de Truco Cego
21 horas - Show com Daniel Torres
22 horas - Baile com o grupo Karaguatá e Fábio Duzac

PORTÃO
* Centro de Atividades Lothar Kern, Centro
HOJE (14/9)
13h30 - Visita das Escolas no Acampamento e “tarde do bolo frito”, a cargo do CTG Velha Cambona.
19h30 - Show de trova Estivalet x Jadirzinho
20 horas - Jantar: Bife no Disco, a cargo do CTG Velha Cambona. Após, bailanta com o grupo Tranco do Sul.

CAPELA DE SANTANA
*Centro Municipal de Eventos, no espaço próximo ao Galpão Crioulo, Av. Coronel Orestes Lucas, Centro

HOJE (14/9)
19 horas - apresentações
Lendas Gaúchas – E.M.E.F. Cândido Mariano Rondon
Danças Tradicionalistas – E.M.E.F. Gente Inocente


Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS