Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Entretenimento

Parking Day nas ruas para resgatar a paisagem urbana neste domingo

Proposta faz parte das ações do Interventura Urbanismo Colaborativo
14/09/2018 14:46 14/09/2018 15:05

Foto por: Lidiane Bortoli
Descrição da foto: Proposta faz parte das ações do Interventura Urbanismo Colaborativo
Uma cidade que dê pra caminhar de boa na rua a partir de ações que resgatem a paisagem urbana e a ocupação desse espaço urbano por seus cidadãos. É por essa busca que se move o Interventura Urbanismo Colaborativo. Domingo (16), a partir das 13 horas os inquietos integrantes do grupo promovem o Parking Day, que chega a sua terceira edição na cidade e integra uma ação maior chamada projeto Parklet. Como enfatiza o grupo: pequenos passos para melhorar o meio urbano. Conforme Julia Rolim, idealizadora do Interventura, o Parking Day é uma ação de um dia, tendo como proposta ocupar duas vagas de estacionamento para proporcionar lugares dedicados para as pessoas, fomentando espaços de interação, arte, música, cultura, gastronomia.

Conforme Julia, o Parking Day deste dia 16 será feito em frente ao Caminho Orgânico, em São Leopoldo, que fica próximo da Praça Amadeo Rossi, na Avenida João Corrêa. “É mais uma iniciativa que, desde sempre e sempre, visa a ocupação do espaço público de maneira colaborativa, fazendo dele um espaço de todos e para todos. E a ideia é chamar a sociedade. Não é possível ficar esperando. Precisamos criar as oportunidades. O espaço público nada mais é que o quintal da nossa casa. Por que não usufruí-lo e cuidar bem dele? Vamos ocupar um lugar exclusivamente dedicado a carros e transformá-lo num lugar com vida, mais humano, com áreas de permanência e interação”, explica Julia.

Já o Parklet é uma ação com maior fôlego. “Parking Day é uma intervenção temporária de um dia. O Parklet é uma instalação mais duradoura para promover mais espaços que fiquem para pessoas no meio urbano.” E a ideia é propor na forma de lei o Parklet São Leopoldo. Aliás, por essa proposta, o Interventura foi selecionado para a 3.ª Mostra de Projetos, do Encontro de Urbanismo Colaborativo, organizado pelo COURB, que é Instituto de Urbanismo Colaborativo. O evento vai acontecer em Fortaleza, entre os dias 12 e 14 de novembro.

Quatro pilares

Julia explica que o Interventura tem como principais pilares Espaços Públicos, Patrimônio Histórico, Cidadania e Meio Ambiente. Entre os colaboradores e apoiadores do grupo estão ainda Lidiane Bortoli, Priscila Furtado, Fábio Chaves, Cauã Dutra, Jéssica Neves e Carline Carazzo. E a ideia geral dessa olhar do Interventura Urbanismo Colaborativo é a melhoria no meio urbano, buscando tornar a cidade um lugar vital, de convívio e interação. E o grupo é independente e apartidário, idealizado por pessoas que propõem uma nova percepção dos espaços públicos de São Leopoldo. Julia lembra que a criação foi motivada pela “necessidade de resgatar a paisagem urbana e a ocupação da cidade por seus cidadãos. Construir uma cidade de pessoas, para pessoas.”

Rumo à Fortaleza

Interventura Urbanismo Colaborativo está com uma campanha de ação entre amigos na Internet, por meio do site Vakinha (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/interventura-em-fortaleza?contributors_page=2). O objetivo é contar com a colaboração para viabilizar a participação no evento em Fortaleza. “Vamos representar nossa São Leopoldo no encontro, que envolve projetos e pessoas com propostas de construir cidades com mais espaços para pessoas. Nós do Interventura, acreditamos numa São Leopoldo mais humana, com ambientes convidativos e seguros, com pessoas apropriando-se de espaços públicos e construindo a cidade de modo colaborativo”, enfatiza Julia ao explicar a ação no próprio espaço do Vakinha.

Serviço 

O Quê: 3.º Parking Day
Quando:domingo, dia 16
Horário: a partir das 13 horas
Onde: na frente do Caminho Orgânico, em São Leopoldo, que fica próximo da Praça Amadeo Rossi, na Avenida João Correa, 503
Objetivo: ocupação do espaço público de maneira colaborativa, proporcionar lugares dedicados às pessoas
Realização: Interventura Urbanismo Colaborativo
Fonte: Interventura Urbanismo Colaborativo


Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS