Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Outubro Rosa

Um toque de autoestima e de beleza em quem enfrenta o câncer

Informações, diagnósticos, tratamentos e espaço para cuidar da autoestima fazem parte da programação do Outubro Rosa na região
10/10/2018 08:47 10/10/2018 08:47

Foto por: Alecs Dall'Olmo/GES-Especial
Descrição da foto: Evento exaltando o amor-próprio das vitoriosas foi realizado terça-feira (9) na Oncologia Centenário
Mãe e filha no salão de beleza. Quase isso. O salão devidamente instalado em uma sala Oncologia Centenário - Centro de Câncer. Zelina Lemos, 47 anos, foi acompanhar a mãe, Nair, 64 anos, que está enfrentando um tratamento de câncer. Um momento especial em que a filha dividiu esse momento de cuidado. Mas como mãe é mãe. Quem estava de olho na filha recebendo os cuidados em uma maquiagem era Nair. Sorriso discreto e feliz. “É minha primeira vez aqui. Minha filha está me acompanhando”, disse Nair, desviando levemente o olhar da filha ao seu lado. Nair recebeu o diagnóstico de câncer em abril e está em tratamento. Assim como ela várias mulheres  participaram ontem (9) do evento Exaltando o amor-próprio das vitoriosas (oficina de turbantes e automaquiagem).

O evento foi uma iniciativa da Liga Feminina de Combate ao Câncer e integra as ações do Outubro Rosa em São Leopoldo, uma realização conjunta da Liga, Oncologia Centenário, o Hospital Centenário e das secretarias da Mulher, da Educação e de Saúde. “É muito bom reencontrar esse espaço de valorização da gente. Faz toda a diferença. Esse encontro é um encontro de família”, destaca Maria Julieta Führ, 65, que em novembro do ano passado recebeu do diagnóstico da doença. “Já fiz a cirurgia, 30 sessões de radioterapia e sigo na manutenção do tratamento.”

Sabrina Rinaldi, 37, também recebeu cuidados de beleza da maquiadora Iracema Ribeiro, 35. “Trata-se de uma ação maravilhosa”, resume Sabrina. “Estamos fazendo um pouco, participando um pouco desse momento de nos sentirmos bonitas, maquiando e sendo maquiada”, salienta Iracema. Rosangela Leal, assistente social da Liga, explica que ação ganha maior ênfase nesse período, mas que a atividade envolvendo a maquiagem, por exemplo, é feita mensalmente o ano todo, assim como outras ações, principalmente as envolvendo orientações, encaminhamentos e atendimentos. A atividade de ontem integra o projeto Reviva em Cores idealizado pela maquiadora Aline Ribeiro. “

Autoestima é o foco

Na atividade de ontem o foco, conforme Rosangela, é a autoestima, o bem estar, o momento de descontração. “Trata-se de um momento de convivência. É importante proporcionar esses espaços de valorização, de vínculos”. Para Marcia Viana, psicóloga da Liga, a iniciativa de embelezamento fortalece, une. “É mais um espaço para falarmos sobre as atites diante de desafios e também destacarmos o projeto Semear Informação para Colher Saúde, que faz parte dos nossos compromissos de promover e ampliar o conhecimento sobre a prevenção e dos direitos da pessoa com câncer com foco na comunidade de São Leopoldo”, explica Marcia. A unidade da Liga leopoldense fica na Rua Azambuja Fortuna, 152, próximo ao Hospital Centenário e o fone de contato é o 3509-2702.

Painel, cabelaço e chá

A programação do Outubro Rosa conta com várias atividades em São Leopoldo. Entre elas Painel das Vitoriosas que acontece no dia 15, às 18h30, na Câmara Municipal de Vereadores (Rua Independência, 66, Centro), uma realização da Sepom, Hospital Centenário, Força Rosa e Liga Feminina de Combate ao Câncer. Há ainda no dia 18 de outubro o Cabelaço, às 13h30, no estacionamento da farmácia Droga Raia (Rua Lindolfo Collor, 422, Centro), realização da Sepom, com apoio do Instituto Embeleze e Farmácia Droga Raia.

Também está programado para o dia 25 de outubro o Seminário Cuidados preventivos contra o câncer de mama, às 14h30, no salão nobre da Secretaria de Educação, com realização da Sepom, Smed, Oncologia Centenário e Hospital Centenário. A agenda contempla ainda, entre outras ações, o Chá da Liga, no dia 28 de outubro, às 16 horas, no Vila Petit, com ingressos no valor de R$ 40,00, que serão revertidos para a Liga Feminina de Combate ao Câncer.

59.700 casos novos de câncer de mama

Conforme o Ministério da Saúde, para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer também é o primeiro mais frequente nas mulheres das Regiões Sul (73,07/100 mil), Sudeste (69,50/100 mil), Centro-Oeste (51,96/100 mil) e Nordeste (40,36/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19,21/100 mil). O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Oferta de mamografias

Na última semana, durante o abertura da programação do Outubro Rosa, a equipe da Secretaria de Saúde destacou que dobrou a número de mamografias ofertadas de 400 para 800 exames mensais até o final de 2018. Também foi organizado um mutirão de mastectomia (cirurgia de retirada da mama) que vem sendo realizado desde o início de agosto. Foram feitas 20 cirurgias e outras 24 serão realizadas até o final do mês.

O Inca recomenda que a mamografia seja feita a cada dois anos, dos 50 anos aos 69 anos - faixa de maior incidência de câncer de mama. Para fazer a mamografia basta acessar a Unidade Básica de Saúde de sua referência e solicitar o encaminhamento. Mulheres abaixo dessa idade também precisam se prevenir fazendo o autoexame regularmente.



Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS