Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Meio ambiente

Homenagem aos marcos ambientais da cidade tem programação neste domingo

Ação no Museu do Rio lembrou datas importantes para o Meio Ambiente
17/11/2018 08:51 17/11/2018 08:51

Buscando comemorar datas importantes para o ambientalismo leopoldense e dentro da programação da 9ª Jornada Roessler, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) iniciou ontem, as atividades da Semana do Rio dos Sinos. A primeira reuniu Semmam, Comitesinos, representantes de outras secretarias e comunidade, no Museu do Rio, situado na Rua da Praia. Na roda de conversa, foram mostradas as ações que estão sendo feitas hoje na temática ambiental na cidade, além de enfatizar as próximas atividades da Jornada. Uma fiscalização simbólica das equipes da Semmam também foi feita no rio, a fim de mostrar como se dá o serviço da Secretaria.

Foto por: GES
Descrição da foto: Ação no Museu do Rio lembrou datas importantes para o Meio Ambiente. Programação continua com Sarau, amanhã

A ação nessa sexta, visou comemorar o Dia Municipal do Rio dos Sinos, o dia do aniversário de nascimento de Henrique Luís Roessler, que viveu de 1896 a 1963, e os 30 anos do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, o Comitesinos, primeiro comitê de bacia de rio de domínio estadual no Brasil. “O dia de hoje (ontem) é um marco. Porque temos a homenagem ao Roessler, que foi o primeiro ambientalista brasileiro, o pioneiro no ambientalismo no País, o Dia do Rio e estamos dedicando também ao Comitesinos, o primeiro comitê brasileiro”, reiterou o titular da Semmam, Darci Zanini.

Martim

Outra situação destacada ontem, foi a vontade da Semmam em reativar a parceria com o Instituto Martim Pescador. O secretário Zanini afirmou que já há uma conversa com a entidade a fim de retomar esse projeto em São Leopoldo. “O Martim Pescador foi um marco no Brasil. Temos que ajudar a recuperar, porque é uma entidade importante para a bacia hidrográfica”.

Ações no esgotamento sanitário

Representando o Comitesinos, o vice-presidente do órgão e também diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Anderson Etter, participou da atividade no Museu do Rio e destacou que São Leopoldo vem realizando ações em prol da conservação do Rio dos Sinos. “Temos que enfrentar o maior vilão do rio, que é o esgotamento sanitário. Por isso, investimos na recuperação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Feitoria, da Elevatória de Bombeamento de Esgoto (EBE) da São Geraldo, da ETE da Santo André e estamos entregando a nova ETE Vicentina”, citou Etter, confirmando que a inauguração da nova Estação, no bairro Vicentina, deve acontecer ainda na primeira quinzena de dezembro. “Ela está pronta, mas agora passa apenas pela fase de embelezamento”, acrescentou.

Etter também falou sobre o trabalho do Comitesinos. “A experiência do comitê de gerenciamento remete ao início do século 20, à Europa, sobretudo à França, que adotou essas práticas de unidade de planejamento por bacia hidrográfica. O Comitesinos vem nesse mesmo mote”.

Amanhã tem Sarau do Rio

Ainda dentro da Semana do Rio dos Sinos, uma das atividades citadas por Zanini na ação de ontem, diz respeito a mais uma edição do Sarau do Rio, que acontece amanhã, a partir das 13 horas. Desta vez, porém, o Sarau contará com ainda mais atrações. “Neste Sarau faremos reunião do Conselho do Parque Rua da Praia e anunciaremos outras ações que vamos desenvolver aqui no entorno”, informou o secretário de Meio Ambiente. Uma das ações é a instalação de equipamentos para uso de energia solar no prédio do Museu do Rio. Segundo Zanini ela já foi realizada e agora espera apenas a liberação da RGE Sul para operar.

Além disso, o Sarau trará atrações culturais, gastronômicas, feira criativa e espaço para que a comunidade possa aproveitar a beira do rio – veja programação completa abaixo.

Programação Semana do Rio dos Sinos

Domingo
15h: Reunião do Conselho do Parque Rua da Praia – Neustadt, no Museu do Rio (Rua da Praia, 52)
15h30: Apresentação da situação dos projetos da Semmam de implantação do Parque Rua da Praia, no Museu do Rio (Rua da Praia, 52)
16h: Lançamento da programação da Semana Águas de Março 2019, no Museu do Rio (Rua da Praia, 52)
16h30: Exibição e debate do filme: Uma verdade mais que inconveniente, no Museu do Rio (Rua da Praia, 52)

24/11
9h: Assembleia Municipal Ambiental (AMA 2018), na Câmara de Vereadores
11h: Abertura da exposição internacional de fotografia da biodiversidade de São Leopoldo e de Vianna do Castelo (Portugal), no Museu do Rio (Rua da Praia, 52)


Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS