Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Time Brasil

Skatista leopoldense Hericles é convocado para seleção brasileira e mira Olimpíada de 2020

Agora integrante do Time Brasil, leopoldense Hericles vai brigar por uma vaga na Olimpíada de Tóquio
09/01/2019 11:02 09/01/2019 11:03

Ele aprendeu a andar de skate aos dez anos, na Rua Acácio Vitorino Machado, bairro Cohab, em Sapucaia do Sul. Passou sua adolescência manobrando nas pistas de São Leopoldo, no Largo Rui Porto e embaixo dos trilhos do Trensurb. O que começou como um passatempo se tornou uma profissão e, agora, o leopoldense Hericles Fagundes, 22 anos, integra a Seleção Brasileira de Skate, com ambições de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, na estreia da modalidade na Olimpíada.

Foto por: Lauren Brooke Photography
Descrição da foto: Skatista participou de quatro torneios nos Estados Unidos em 2018

O anúncio da convocação para o Time Brasil, como é chamada a delegação brasileira que se prepara para os jogos de Tóquio, ocorreu na noite de segunda-feira, 7, por meio das redes sociais da Confederação Brasileira de Skate (CBSk). Em sua primeira convocação, Hericles é o único gaúcho na lista de 20 skatistas brasileiros convocados. Apesar da novidade, ele confessa que já esperava a convocação, inclusive porque foi convidado pela confederação para participar de um encontro da delegação, no ano passado, quando ainda não integrava a seleção.

“Eu fui convidado para o encontro quando terminou o circuito, mas sempre fiquei na dúvida, porque tinha muitos nomes na espera. Ontem (segunda) saiu o resultado e eu fiquei muito feliz, porque tava naquela dúvida, será que vai ou não vai. Tirou um fardo bem grande das minhas costas, porque agora vou ter assistência da seleção”, relata Hericles.

Desempenho exuberante em 2018

Hericles conquistou a vaga na Seleção Brasileira depois de um 2018 que define como o melhor ano da carreira. Competindo na modalidade Park, ele participou de cinco etapas do Circuito Brasileiro de Skate (STU), acumulando quatro finais e dois pódios. Fora do Brasil, ele ainda participou de quatro torneios, todos nos Estados Unidos. “Ano passado foi minha melhor temporada, passei para profissional no começo do ano e tive os melhores pódios, os melhores resultados”, lembra ele.

O pódio mais recente foi na etapa gaúcha, disputada no Parque Municipal do Imigrante, em Sapiranga, em setembro. Com o terceiro lugar nesta etapa e o bom desempenho nas demais, o leopoldense cresceu no ranking brasileiro e chegou à quarta colocação, condição que garantiu a vaga no Time Brasil. Na categoria dele, foram cinco convocados, mas só três podem estar nas Olimpíadas de Tóquio, e isso vai depender do desempenho ao longo do ano.

A corrida até Tóquio

A World Skate, entidade responsável por organizar o skate olímpico, divulgou no ano passado os critérios de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Serão apenas 20 vagas para cada evento olímpico: street masculino (20), street feminino (20), park masculino (20) e park feminino (20). Hericles disputa a modalidade de Park e precisará brigar por uma dessas vinte vagas, mas há uma limitação por país: apenas três atletas por categoria. Na prática, o Brasil luta por até 12 vagas somando todas as categorias, e Hericles vai batalhar para ser um dos três selecionados na categoria Park masculino.

A definição das vagas se dará de acordo com o desempenho no campeonato mundial e no ranking olímpico mundial, que soma o resultado dos competidores nos torneios credenciados. Portanto, Hericles precisa ter um desempenho que o coloque entre os melhores do mundo e também do Brasil – uma das potências do esporte ao lado dos Estados Unidos – nas competições nacionais e, principalmente, internacionais.

Foto por: Julio Detefon
Descrição da foto: Hericles ficou em terceiro lugar na etapa do circuito nacional realizada em Sapiranga no fim de 2018
Apesar da dificuldade, ele se mostra confiante. “O primeiro passo já foi dado, que era participar da seleção. Eu acredito que tenho boas chances de estar dentro do Time Tóquio, é o objetivo que estou buscando. Acredito muito em mim, venho treinando e me dedicando o máximo possível para representar o Brasil e também os gaúchos na Olimpíada”, almeja.

Com a vaga na seleção, Hericles terá apoio da confederação tanto para participar dos principais torneios em nível mundial, como para se preparar para as competições. “Tem toda a assistência médica, estrutura de fisioterapeuta, funcional, viagens, psicólogo. Tudo isso faz diferença no skate hoje, porque a gente sabe que hoje não é só andar de skate, tem toda essa preparação por trás, com funcional, alimentação, descanso”, enumera.

Sonho em desenvolver o esporte local

Morando em Florianópolis desde os 16 anos para ter mais acesso a pistas de primeira linha para treinamento, Hericles conta que aprendeu a andar de skate nas ruas e pistas da região, e revela o sonho de desenvolver o esporte local. “Eu sou de São Leopoldo, mas morei muito tempo em Sapucaia, tenho parentes nas duas cidades. Conheci o skate na rua da minha casa e comecei a andar com uma gurizadinha de rua. Eu ia na pista da Campina, depois teve a pista do ginásio e a pista embaixo do trem. Minha infância foi toda ali, por isso meu sonho é poder voltar aqui na minha cidade e ter um skate park de qualidade, para poder ter mais nomes futuramente dentro do game”, projeta.




  • Skatista participou de quatro torneios nos Estados Unidos em 2018
    Foto: Lauren Brooke Photography
  • Convocação ocorreu na segunda-feira
    Foto: SBK/Divulgação
  • Hericles ficou em terceiro lugar na etapa do circuito nacional realizada em Sapiranga no fim de 2018
    Foto: Julio Detefon

Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS