Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Futebol

A retomada do PEI com o tradicional Futbol Callejero

Modalidade conta com grande engajamento de estudantes da rede pública no programa da Unisinos
15/04/2019 11:12 15/04/2019 11:22

-

Crianças e adolescentes testam autonomia em modalidade diferenteO Programa Esporte Integral PEI foi criado e pertence à grade de atividades da Unisinos ainda em 1988. O trabalho com estudantes da rede pública conta com núcleos distintos. Atualmente, há os trabalhos com os leopoldenses na sede da universidade leopoldense, no bairro Feitoria e também na AABB, no bairro São Borja. Nesta quinta-feira, ocorreu mais uma edição do Futbol Callejero. Com a utilização da expressão espanhol, a modalidade trata do futebol de rua com diversas regras organizadas pelos próprios integrantes da competição. Durante os jogos, nenhuma intervenção de arbitragem. Os atletas conversam entre si, destinam as pontuações, cumprimento das regras previamente estabelecidas e somam aos gols para ver quem leva a melhor.
O coordenador do Programa Esporte Integral PEI, Augusto Dotto, salientou a edição que marcou a abertura do projeto em parceria com o núcleo AABB Comunidade que conta ainda com o apoio da secretaria de Educação, responsável pelo transporte dos estudantes. “Eles fazem as regras. Trabalhamos a autonomia”, declara o coordenador. Atletas, treinadores e mediadores, são as alcunhas dos jovens que participam desta atividade do PEI. A mediadora Maria Eduarda da Luz Pacheco, 13, estudante do Polisinos, explicou a forma com que as regras são todas definidas pelos próprios participantes. As equipes contam com quatro a cinco componentes, são divididas na modalidade mista e administradas pelos seus treinadores.

Responsabilidade

Outro mediador, Nicolas Martins, 17, da Escola Vila Lobos, debutou na tarefa nesta edição, já que antes, tinha o cargo de treinador. “Agora é mais simples, mas a responsabilidade é maior. No Futbol Callejero, as regras são quase mais importantes que os gols. É bem comum fazer mais gols e perder, caso percam pontos em outras regras.” Os jogos foram realizados no campo de futebol onze, onde campos reduzidos foram demarcados e também no ginásio da AABB. A presidente da AABB, Márcia Farias, afirmou que a atividade auxilia na habilidade do respeito ao outro, na criação de regras. “É um aprendizado para fora do campo. A questão do diálogo reflete nas outras atividades da vida.”

Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS