Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Mudança de reinado

Japão anuncia nova era imperial, a 'Reiwa'

Reinado de Naruhito começa em 1º de maio, quando seu pai, o imperador Akihito, abdicará do trono
01/04/2019 10:43

-

Foto por: KAZUHIRO NOGI / AFP
Descrição da foto: O secretário-geral e porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, anuncia o nome da nova era imperial do Japão, Reiwa, em Tóquio
O nome da era imperial que acompanhará o reinado do imperador Naruhito é "Reiwa", cujos dois ideogramas podem significar "agradável" ou "ordem" e "harmonia" ou "paz", anunciou nesta segunda-feira (1º) o governo do Japão. "No conselho de ministros decidimos que a nova era será Reiwa", afirmou o porta-voz do governo, Yoshihide Suga.

"Significa o nascimento de uma civilização na qual reina uma harmonia entre os seres", explicou em uma entrevista coletiva o primeiro-ministro Shinzo Abe. Ainda está pendente de confirmação a ortografia no alfabeto latino.

O nome desta era, cujo anúncio é um acontecimento histórico por si só para os japoneses, é resultado de uma reflexão de vários meses entre especialistas, personalidades de diversas origens e líderes políticos. "É um nome magnífico", afirmou ao canal público o vencedor do Nobel de Medicina Shinya Yamanaka, que integrou o comitê de nove personalidades.

O anúncio aconteceu às 11h40 locais (23h40 de Brasília, domingo, quando o secretário-geral e o porta-voz do governo, Yoshihide Suga, exibiu para as câmeras um documento marcado com os kanjis (ideogramas) escolhidos caligrafados. O evento foi exibido pelos canais de televisão e em vários pontos do país foram criados espaços públicos similares às "fan zones".

Este foi o segundo anúncio de nome de uma era realizado desta maneira. O anterior aconteceu em 8 de janeiro de 1989, após a morte do imperador Hirohito (também chamado imperador Showa, como sua era).

O nome Reiwa marcará o reinado de Naruhito, que começará em 1 de maio, quando seu pai, o imperador Akihito, abdicará do trono, o que dará fim à era Heisei ("a paz prevalece em todas as partes"), que começou em janeiro de 1989.

Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS