Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Comunidade

Moradores se unem para garantir segurança em bairro de Sapucaia

Instalação de placas e câmeras e um pedágio solidário estão entre as iniciativas da comunidade
08/02/2019 08:21 08/02/2019 08:23

Foto por: Diego da Rosa
Descrição da foto: Instalação de placas e câmeras e um pedágio solidário estão entre as iniciativas da comunidade
Bastaram dois casos de roubo a residência com ameaça às vítimas para que moradores do Loteamento Jardim Anchieta, no bairro São José, em Sapucaia do Sul, se reunissem para afugentar criminosos e manter a calmaria e a segurança na localidade. Depois dos dois assaltos registrados em dezembro, a comunidade se organizou em grupos nas redes sociais e começou a pensar estratégias para que as situações não se repetissem. A partir daí, uma série de ações foram pensadas e algumas já conseguiram ser postas em prática.

“Quando ocorreram os roubos, já tínhamos o nosso grupo de segurança no WhatsApp. Foi a troca de informações por meio dele, inclusive, que auxiliou para que um dos suspeitos fosse detido. A partir daí, passamos a ver o que era preciso fazer além do grupo. Começamos com a instalação de placas e a compra de duas câmeras de videomonitoramento”, explica a analista financeira Ticiane Daroit Rafael Flores, 36, que mora há 10 anos no Loteamento. O dinheiro necessário para tirar do papel as primeiras ideias foi conseguido também com moradores por meio de rifas e do patrocínio de comerciantes locais que em troca, afixaram suas marcas nas placas. Além disso, adesivos foram feitos e comercializados para serem colocados nos carros como meio de identificar os veículos dos moradores.

E o projeto não para por aí. Outra ideia é a instalação de uma elevada na entrada no Loteamento. “Para que as câmeras captem com nitidez a imagem das placas dos carros é fundamental que o motorista reduza a velocidade quando entrar no bairro, por isso a necessidade dessa elevada”, conta o propagandista médico, Charles Fernandes Peixoto, 45 anos. Peixoto comenta que os moradores já solicitaram a autorização da prefeitura para a colocação da elevada, na qual será investido aproximadamente R$ 2,9 mil.

Além disso, os moradores ainda custearão as seis placas de sinalização que deverão ser instaladas informando a existência da elevada, cada uma ao preço de R$120. O município será responsável pela pintura asfáltica. Para angariar o valor necessário um pedágio solidário foi realizado ontem (7) a partir das 17h30 na Rua Major de Souza Lima e deverá ser repetido hoje (8) no mesmo horário e local. “Nossa ideia futura é colocar Internet na guarita onde fica o vigia na entrada do bairro e, com isso, garantir que todos os moradores tenham acesso às imagens das câmeras”, projeta Peixoto. “Aqui sempre foi um lugar bom de se morar. Estamos trabalhando na prevenção, tentando fazer com que as ocorrências aqui diminuam e que o bairro continue sendo um lugar seguro”, completa Peixoto.

Procurado pela reportagem, o secretário de Segurança e Trânsito de Sapucaia do Sul, Arno Leonhardt conta que a possibilidade de autorização para a colocação da elevada, solicitada pelos moradores, está em fase final de análise. “Com tendência a ser deferida, pois, iniciativa popular para colaborar com a prevenção da violência deve ser elogiada e multiplicada”, comenta. 


Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS