Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Política

Vereadores montam comissão pró-diques

Objetivo é montar dossiê e articular investimentos
12/03/2019 21:40

-

Na tarde de ontem, a Defesa Civil encontrou uma escavação com 40 centímetros de profundidade no Sistema de Proteção Contra as Cheias do Rio dos Sinos, estrutura conhecida como diques. Eles protegem a área central da cidade contra possíveis cheias do rio, além de cinco mil famílias que vivem em áreas mais baixas, em especial na região nordeste. Sem manutenção desde 2012, a estrutura corre o risco de ruir em caso de cheia como a verificada na década de 1940, segundo técnicos da Prefeitura. Diante desse alerta e da tragédia de Brumadinho, foi instituída, na Câmara de Vereadores, a Comissão Especial Pró-Diques.

Foto por: DANIEL STEIN ROHR/GES-ESPECIAL
Descrição da foto: UNIÃO: Adair do Couto e os vereadores Iara Cardoso, Perci Pereira, Adão Rambor e Dudu Moraes

Articulação

Ao longo de 120 dias, os vereadores Perci Pererira (MDB), Iara Cardoso (PDT), Adão Rambor (PSB) e Dudu Moraes (PT) terão reuniões quinzenais, além de audiências públicas e inspeções aos diques. Ao final desse prazo, será produzido um relatório com um diagnóstico completo da situação dos diques.

Além desse diagnóstico, os vereadores pretendem se articular politicamente com representes do governo estadual e federal para que a manutenção seja retomada.


"Nós não vamos repetir Brumadinho"

Presidente da comissão, o vereador Perci Pereira garante que a mobilização dos vereadores é suprapartidária, e destaca a união de forças das bancadas para conscientizar a comunidade a respeito do problema. "Muitas vezes, alguns moradores acabam cavando a própria armadilha, ao escavar irregularmente. Tem esse problema, a falta de manutenção e as ocupações. A população de São Leopoldo pode ter certeza de que nós não vamos repetir Brumadinho e Mariana", disse, na ocasião da visita da comissão à redação do Jornal VS, nesta semana.

De acordo com os vereadores, a comissão vai colaborar ao lado do Grupo de Trabalho criado pela Prefeitura, formado por técnicos de diversas secretarias municipais.

Para que a manutenção seja retomada, a Prefeitura acionou a Justiça para cobrar a União, já que a responsabilidade é do governo federal. Mas os vereadores têm esperança de que, com a articulação política em nível estadual e federal, esse processo possa ser retirado. Também faz parte da comissão o presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade de São Leopoldo, Adair Souza do Couto.

Calendário dos próximos meses

Reuniões ordinárias serão realizadas quinzenalmente, às segundas-feiras, na Sala dos Ex-presidentes. As próximas serão nos dias 25 de março e 8 de abril;
- Audiência pública dia 27 de abril, na Câmara de Vereadores;
- Seminário temático, dia 8 de maio, na Câmara de Vereadores;
- Audiências públicas descentralizadas na extensão dos diques, ainda sem data definida.

Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS