Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Segurança

Esteio e Sapucaia apresentam queda nos indicadores criminais no trimestre

Números das duas cidades foram apresentados por órgãos de segurança nesta sexta-feira (12)
12/04/2019 16:30

-

Foto por: Diego da Rosa
Descrição da foto: Números das duas cidades foram apresentados por órgãos de segurança nesta sexta-feira (12)
Redução de homicídios, roubo e furto de veículos e a prisão de, pelo menos, 570 pessoas. Estes são alguns dos resultados da segurança pública alcançados no primeiro trimestre de 2019 nas cidades de Sapucaia do Sul e de Esteio. Os números do ano, e o comparativo com o mesmo período de 2018, foram apresentados nesta sexta-feira (12) em coletivas de imprensa realizadas nos dois municípios e que contaram com a presença de representantes das prefeituras, secretarias de segurança, guardas municipais, além de Brigada Militar e Polícia Civil.

Na primeira delas, pela manhã no auditório da Prefeitura, em Sapucaia do Sul, a apresentação serviu também para o anúncio, feito pelo prefeito Luís Rogério Link, do espaço cotado como novo endereço provisório do 33o Batalhão de Polícia Militar: um prédio na Rua Lindolfo Collor, no Centro. O local abrigaria os policiais militares até a construção da sede definitiva, na esquina das ruas Modesto Dias com Leopoldo Scharlau, no bairro Nova Sapucaia, que será feita em contrapartida a construção do presídio na cidade.

A busca por um local para sediar o 33o BPM até lá se faz necessária porque o espaço onde o batalhão está há 15 anos, e que também é alugado pelo município, foi solicitado pela proprietária. O prazo para que a Brigada Militar deixe o local se encerra no próximo mês de julho. Antes disso, no entanto, conforme Link, deverá ocorrer a mudança. “Estamos avaliando o imóvel para locação e realizando a justificativa para isso. O espaço já foi aprovado pelo comando da Brigada Militar. Até o final do mês deverá estar tudo certo”, projeta o prefeito.

Ações de inteligência contra crimes nas imediações do hospital

Em Sapucaia do Sul, um dos principais indicadores apresentados foi a redução nos casos de furto e roubos de veículo, que juntos, somaram 195 ocorrências no ano passado e que neste reduziram para 68. “É o resultado do trabalho de inteligência, feito especialmente nos bairros em torno do Hospital (Getúlio Vargas), onde era alto o número de registros destes tipos de delitos. Agimos na identificação de autores e numa atuação significativa que justificam estes resultados”, avalia o comandante do 33o BPM, o tenente-coronel Vladimir da Rosa.

Redução de homicídios e vinda de novos policiais

Representantes da Polícia Civil, o diretor da 2a Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (2a DPRM) o delegado Mário Souza e a titular das duas DPs da cidade, a delegada Luciane Bertoletti, destacaram o foco do trabalho de combate aos homicídios, que, segundo Souza, é a prioridade nos municípios que integram a regional.

Além disso, o delegado anunciou ainda a vinda de oito novos agentes para as delegacias da cidade. “Serão, pelo menos, quatro novos policiais em cada delegacia, um número bastante significativo”, comenta. Os agentes que se somarão às equipes de cada DP integram o grupo de aprovados no mais recente concurso do órgão e que deverão concluir o curso de formação ainda neste semestre.

"Quem ganha é a sociedade"

Secretário de Segurança e Trânsito, Arno Leonhardt, destacou as ações conjuntas como principais responsáveis pelos bons resultados. ”Estamos todos unidos na busca por uma segurança com mais efetividade em Sapucaia. As ações conjuntas e integradas, com abordagens nas ruas e a troca de informações entre os órgãos nos mostra isso. É um trabalho organizado, de forma conjunta onde quem ganha é a sociedade”, destaca.

Satisfação e entusiasmo com os resultados em Esteio

Em Esteio, a apresentação dos dados ocorreu à tarde, na sede do 34o Batalhão de Polícia Militar (34o BPM). Participaram da apresentação, o comandante do 34o BPM, o major André Stein, o delegado André Sperotto, o secretário de segurança e Mobilidade Urbana, Roberto Damasceno Rodrigues e o vice-prefeito, Jaime da Rosa.

“A parceria que temos entre Brigada Militar, Polícia Civil e a Guarda Municipal, somada ao trabalho de inteligência e a boa gestão da cidade nos proporcionam índices que trazem entusiamo entre representantes da segurança no município. Além disso, estes resultados fortalecem o sentimento e a percepção de segurança também entre os moradores”, comenta o major Stein.

Em sua fala, o delegado André Sperotto destacou o trabalho focado na desarticulação de quadrilhas e grupos criminosos. “De modo especial, aquelas que atuam no tráfico de drogas, crime do qual resultam também muitos homicídios e roubos”, pontua. Para o vice-prefeito, Jaime da Rosa, a redução nos indicadores criminais foi motivo de satisfação. “Estamos honrados de estarmos governando um município que tem esta integração entre os órgãos de segurança, o que é fundamental para alcançarmos estes índices apresentados hoje”, avalia.

Números do trimestre

Homicídio
                   Sapucaia do Sul       Esteio
2018:                      6                     5
2019:                      5                     3

Furto de veículo
                    Sapucaia do Sul        Esteio
2018:                   81                      36
2019:                   27                       22

Roubo de veículo
                      Sapucaia do Sul         Esteio
2018:                     114                    39
2019:                      41                     25

Apreensão de armas
                       Sapucaia do Sul           Esteio
2018:                       46                       11
2019:                       38                       11

Apreensão de munições
                       Sapucaia do Sul           Esteio
2018:                       157                     196
2019:                       909                       59

Prisões
                       Sapucaia do Sul               Esteio
2018:                    165                             333
2019:                    233                              266

Captura de foragidos
                      Sapucaia do Sul             Esteio
2018:                         32                        25
2019:                         58                        14

Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS