Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Novidade

Sistema eletrônico permitirá que contribuintes acessem débitos online em Esteio

O link de acesso é simples e fica localizado no site institucional da Prefeitura
09/06/2019 15:02

-

Foto por: Adriano Rosa da Rocha/Divulgação-PME
Descrição da foto: O link de acesso é simples e fica localizado no site institucional da Prefeitura
A partir desta segunda-feira (10), a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) de Esteio estabelecerá um novo sistema de cobranças de IPTU, divida ativa e ISS. Os contribuintes em débito receberão e-mail da Central de Cobrança notificando sobre a dívida. Quem não tiver e-mail será comunicado por telefone. Além disso, já está disponível a e-CAC, plataforma eletrônica que permite que os contribuintes acessem seus dados e visualizem débitos, tendo a sua disposição o suporte do setor de cobrança para estar em dia com suas despesas.

O link de acesso é simples. O contribuinte deve entrar no site institucional da Prefeitura e clicar na aba E-Governo, no canto esquerdo da página. Em seguida, ele deverá se direcionar a este link (http://grp.esteio.rs.gov.br/grp/acessoexterno/credencialAcessoExterno.faces), que o levará a central de cobrança.

Anteriormente, as notificações eram feitas de forma presencial. O fiscal de cobrança localizava o cidadão e direcionava-se até a residência para contatá-lo. “A prestação de serviços de excelência à sociedade é um dos nossos objetivos estratégicos. Com o sistema e-CAC online, teremos condições de prestar um atendimento ainda melhor, tornando a Secretaria de Fazenda um espaço humano e conciliador ao contribuinte, diminuindo a dívida ativa em Esteio e aumentando o índice de arrecadação municipal”, ressaltou a titular da SMF, Roberta Patuzzi.

Ao final de cada pagamento efetuado, representantes da Fazenda entrarão em contato com a pessoa para que assim ela possa avaliar o novo sistema.

Extinção da Tesouraria e implantação do Setor de Cobrança

Em 21 de janeiro deste ano, a Tesouraria da Prefeitura de Esteio foi extinta. No lugar, foi criado o Setor de Cobrança, que consiste em criar um canal de comunicação amigável entre a Administração e o contribuinte com a finalidade de alertá-lo sobre a divida ativa no Município, e evitar que o mesmo seja encaminhado a cobrança judicial.

O departamento é a principal unidade de atendimento e cobrança aos moradores de Esteio e centraliza os serviços de cobrança de IPTU, divida ativa e ISS. No caso do IPTU e do ISS, eles podem ser acessados pelo aplicativo “Cidadão Esteio”, disponível para download nos sistemas Android e iOS, pelas lojas Google Play e App Store.

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), cujo pagamento, anteriormente, deveria ser feito somente na Tesouraria da Prefeitura, já pode ser quitado por outros canais através de boleto bancário

Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS