Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Novidade

Esteio entrega seu Centro do Idoso

Unidade vai oferecer atendimento à terceira idade
11/06/2019 20:19

-

"Esse espaço para mim é um sonho. É vida", relatou Maria Constância Santos de Jesus, 75 anos, baiana, mas que há 17 anos reside em Esteio. Depois de anos de dedicação em Candeias (BA), a animada idosa comemora o momento que, segundo ela, é para aproveitar a vida. Maria Constância foi uma das presentes na inauguração do Centro do Idoso, localizado no bairro Olímpica, em Esteio. O espaço para moradores da cidade com 60 anos ou mais foi aberto na Rua Max Koller, 84, no espaço que estava cedido ao Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio (Sisme) até o ano passado. A cerimônia de oficialização contou com autoridades e o prefeito Leonardo Pascoal (PP).

CIDADANIA: comunidade compareceu na inauguração do novo espaço esteiense ontem

A secretária de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, Tatiana Tanara comemorou a presença e a alegria da comunidade no novo local. "Um espaço onde eles tenham liberdade para pensar inclusive nas atividades deles. Conforme a demanda deles a gente vai ter uma grade com uma agenda para eles. Ioga, tai chichuan, oficinas expressivas, reiki, também em parceria com a saúde, mas a ideia é que isso atenda os desejos deles e conforme isso vai mudando também. A gente quer atender o idoso da contemporaneidade", garante a titular da pasta.

Os idosos que desejarem utilizar a área disposta farão um cadastro básico na primeira visita e poderão aproveitar o espaço livre. Segundo a secretária, será possível aproveitar a estrutura com familiares, utilizar a cozinha com alimentos trazidos e demais possibilidades ofertadas pelas áreas construídas.

Local é fruto de demanda popular

Durante o discurso, o prefeito Leonardo Pascoal tratou da preocupação em avançar com políticas públicas para idosos. "Este é um público que felizmente cresce cada vez mais. Graças a ações de saúde, as pessoas vivem mais e precisam ter alternativas para ter qualidade de vida. Por isso precisamos pensar nessa população com muita atenção." O prefeito garantiu que o local é um espaço informal que atenderá os pedidos de cada um dos frequentadores e terá atividades variadas que caminhem conforme os interesses. A secretária de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, Tatiana Tanara complementou que a confecção do centro fora fruto de diagnóstico conduzido em 2018. "As políticas públicas precisam ser pensadas pra eles e apareceu que eles gostariam de ter um espaço mais recreativo."

População de idosos na cidade é de 12%

A presença dos idosos na inauguração foi grande. Ao mesmo tempo, os agradecimentos foram expostos pelos integrantes da comunidade que solicitavam este espaço para o convívio. A demanda atendida comprova as estimativas do IBGE que foram publicadas em 2016. Esteio tem quase 10 mil moradores idosos, cerca de 12% da população.

No Centro do Idoso, serão realizadas atividades para melhor qualidade de vida de pessoas com 60 anos ou mais, além de um espaço de lazer e cultura. Oficinas de boxe, de cidadania, de expressão corporal, letramento e terapias expressivas, entre outras, serão oferecidas. Além disso, o centro contará com academia ao ar livre, área para jogos e um espaço digital.

Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS