Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Reconhecimento

Região tem 25 alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática

Obmep 2018 premiou vencedores esta semana
10/07/2019 21:48

-

Os alunos, professores e escolas que se destacaram na 14a edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (Obmep) foram premiados no último sábado, em evento realizado no Salão da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre. Na oportunidade, foram premiados os estudantes que conquistaram medalhas de prata e bronze na edição 2018 da competição e entregues os certificados para aqueles que obtiveram a medalha de ouro em todo o Estado. Já na segunda-feira, os mesmos medalhistas de ouro foram convidados a receber o artigo em premiação nacional, que aconteceu em Salvador.

Foto por: Diego da Rosa/GES
Descrição da foto: Os estudantes Felipe e Gustavo com a professora Carmem

E mais uma vez, muitos alunos da região de cobertura do Jornal VS - São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Portão e Capela de Santana - alcançaram ótimos resultados na prova, trazendo medalhas para as suas escolas. Em São Leopoldo, foram seis alunos premiados, inclusive, um, com a medalha de ouro. Além disso, a cidade teve uma escola homenageada por ter muitos alunos entre os que conquistaram boas notas e uma professora premiada pela boa participação de seus estudantes. Em Sapucaia do Sul, além de um medalhista de ouro e uma escola homenageada, outros 12 estudantes receberam medalhas de prata e bronze (veja no quadro).

Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hugo Gerdau, de Sapucaia do Sul - que teve quatro alunos medalhistas e foi considerada Escola Premiada da 14a Obmep -, Nadir Salla Chiaradia, destaca que desde a primeira participação do educandário na competição, em 2017, já tiveram alunos medalhistas e muito disso se deve aos educadores, que motivam bastante para o ensino da matemática. Além disso, um professor da disciplina da instituição também trabalha somente com o estudo da Obmep com os alunos, no turno inverso ao de aula. São duas horas semanais para dois grupos de estudos, sempre às quintas-feiras. "A escola fica muito feliz por este resultado. E estamos trabalhando muito, estudando bastante e querendo mais medalhas na edição deste ano", coloca Nadir.

HABILIDADE

Pela segunda vez consecutiva, a professora de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental Daniela Reichert de Aguiar e Lima, 41, é escolhida como professora premiada da Obmep. Lecionando há 19 anos, atualmente ela dá aulas nas EMEFs Bento Gonçalves, de Novo Hamburgo, e Paulo Couto, de São Leopoldo. Ela faz questão de salientar que sua participação é indireta, sendo premiada por conta da conquista de seus alunos. "A participação na Olimpíada é um incentivo para eles. Nela, a gente pode descobrir novos talentos e, muitas vezes, eles se descobrem, encontram novas habilidades que achavam que não tinham. E naqueles que foram premiados, medalhistas, notamos uma melhora no rendimento em aula", acrescenta.

Com três medalhistas, a EMEF Maria Gusmão Britto, de São Leopoldo, também recebeu a homenagem de Escola Premiada da edição 2018 da Obmep. A diretora Maria Helena Tronquini diz que, diariamente, a escola busca fazer um trabalho de incentivar o aluno a participar de oportunidades como a prova, até pra testar seus próprios conhecimentos. "E, principalmente, porque pode abrir portas para eles, nos estudos e até em outras áreas. A prova é um incentivo a mais para o jovem", sublinha. Outra escola leopoldense que vem somando medalhistas nos últimos anos é a EMEF Paul Harris. Na edição 2017 da prova, o então estudante do 9o ano da instituição, Felipe Campos, 16, já havia conquistado a medalha de bronze na competição.

 

Projeto

Outro projeto ligado à matemática, da EMEF Paul Harris, tem ganhado destaque. Os alunos do Ação Matemática: Monitoria de Reforço Escolar participaram da feira Infomatrix Continental 2019, no México, em abril, conquistando a medalha de prata e credenciamento para a Feira de Ciências e Tecnologia (Ciencap), que ocorre de 30 de setembro a 4 de outubro, no Paraguai. Para tanto, a escola está fazendo eventos e buscando parcerias para a inscrição e alimentação dos três alunos e professora que representam o trabalho. Contato: 3589-7811.

Estudo, menções honrosas e medalhas

"Sempre gostei de matemática. Me preparei, dei uma estudada no que tinha mais dificuldade, e participei com o intuito de conquistar algo a mais", relata Felipe Campos que já tinha ganho três menções honrosas na Obmep, antes da medalha de bronze. A mesma conquista que o aluno do 8o ano, Gustavo Matos de Castro, 13, recebeu no sábado, na Ufrgs. Ele conta que foi a primeira vez que fez a prova e que não sabia da importância dela. "Fui lá e dei o meu melhor. Gosto muito de matemática, tanto que quando era pequeno achavam que eu colava, porque colocava somente os resultados dos cálculos", brinca o aluno, que aguarda o resultado da primeira fase já feita este ano.

A professora de matemática da EMEF Paul Harris, Carmem Ribeiro, ressalta que a matemática está em tudo nas nossas vidas e que seu ensino deve ser incentivado desde criança, com jogos e brincadeiras de raciocínio lógico. "Começa ali e, na escola, os professores continuam. Quando não se tem essa base, o aluno pode acabar tendo mais dificuldade", pondera.

Lista dos medalhistas

Escolas públicas
Ouro - Nível 1 (6º ou 7º ano do ensino fundamental)

- Renan Rodrigues Machado - EMEF Rosane Amaral Dias (Sapucaia do Sul)

Ouro - Nível 3 (ensino médio)

- Diego Antonio Amancio Duarte - Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt (São Leopoldo)

Prata - Nível 1 (6º ou 7º ano do ensino fundamental)

- Luísa Pereira Ferreira - EMEF Prof Maria Gusmão Britto (São Leopoldo)

- Arthur Ribeiro da Silva - EEEF Visconde de São Leopoldo (São Leopoldo)

Prata - Nível 2 (8º ou 9º ano do ensino fundamental)

- Pietro Gschweter Dallagnol - EMEF Hugo Gerdau (Sapucaia do Sul)

Prata - Nível 3 (ensino médio)

- Carlos Fabiano Renner - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Campus Sapucaia do Sul (Sapucaia do Sul)

Bronze - Nível 1 (6º ou 7º ano do ensino fundamental)

- Thalles de Mello Moura - EMEF Prof Maria Gusmão Britto (São Leopoldo)

- Gustavo Matos de Castro - EMEF Paul Harris (São Leopoldo)

- Mateus Ramires Horlle - EMEF Santo Inácio (Esteio)

- Laura Gonçalves Schmaller Aurélio - EMEF Marechal Bitencourt (Sapucaia do Sul)

- Stephanie dos Santos Silveira - EEEF Alcides Maya (Sapucaia do Sul)

- Ronaldo Martins Flores Júnior - EMEF Hugo Gerdau (Sapucaia do Sul)

- Erick Oscar Fernandes - Hugo Gerdau (Sapucaia do Sul)

- Pedro Marrochio Lacerda de Abreu - EEEF Érico Veríssimo (Sapucaia do Sul)

- Lucas Rafael Batista de Oliveira - EMEF Justino Camboim (Sapucaia do Sul)

- Gustavo Maidana Matias - EMEF Hugo Gerdau (Sapucaia do Sul)

- Gustavo Werring Hesper - EMEF Vila São Jorge (Portão)

Bronze - Nível 2 (8º ou 9º ano do ensino fundamental)

- Felipe Seitenfus - EMEF Prof Jose Grimberg (São Leopoldo)

- Vicenzo Alisson Agne - EMEF Prof Maria Gusmão Britto (São Leopoldo)

- Felipe Strapasson Spolidoro - EMEF Oswaldo Aranha (Esteio)

- Vinícius Schoen Freiry - EEEF Santa Rita de Cássia (Sapucaia do Sul)

- Pablo Henrique Azevedo Allebrandt - EMEF Rosane Amaral Dias (Sapucaia do Sul)

Bronze - Nível 3 (ensino médio)

- Guilherme da Silva Roxo - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Campus Sapucaia do Sul (Sapucaia do Sul)

 

Professores premiados

Daniela Reichert de Aguiar e Lima - EMEF Dr. Paulo da Silva Couto (São Leopoldo)

Das escolas privadas

Prata - Nível 2 (8º ou 9º ano do ensino fundamental)

? Miguel Lemmertz Schwarzbold - Colégio Sinodal (Portão)

Bronze - Nível 1 (6º ou 7º ano do ensino fundamental)

? Eduarda Paranhos Shafer - Colégio Sinodal (Portão)

Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS