Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Polêmica

Podas de árvores geram reclamação e protesto de moradores em São Leopoldo

Cortes teriam sido feitos pela RGE Sul nesta semana
12/07/2019 13:59 12/07/2019 20:18

-

As podas de, pelo menos, 12 árvores na Rua Arnaldo Zimermann, no bairro Campestre, em São Leopoldo, geraram reclamação e protesto de moradores do local ontem. A comunidade alega que houve exagero no corte realizado pela RGE Sul.

"Pelo menos cinco árvores cortaram no pé, quase no chão. De todas as 12 selecionadas, apenas duas ou três estavam com as copas próximas da fiação", afirma o caminhoneiro Tiago Ezequiel Santos da Silva, 29 anos. Na rua em que ele mora, as árvores da espécie Resedá foram plantadas pelo pai, em 1998, e eram cultivadas pela família. "Eu não consegui dormir de noite, porque foi um assassinato isso aqui. Não tem explicação. Cortaram no pé umas árvores que iam levar de oito a dez anos pra tocar na fiação", reclama. Para protestar e esclarecer a situação a vizinhos, que também ficaram revoltados, ele instalou uma faixa na calçada criticando a empresa.

Foto por: daniel stein rohr/ges-especial
Descrição da foto: FAIXA: Tiago instalou uma faixa para reclamar do corte

Procurada pela reportagem, a RGE se manifestou em nota, negando as acusações de que a poda tenha sido radical. "A distribuidora somente executa podas e supressões de livramento dos ramos/galhos/árvores no meio urbano e rural em situações que estes estão em interferência direta à rede elétrica ou que pela sua proximidade venham a interferir. Na área da RGE as interrupções provocadas por vegetação representam 70% dos casos de falta de energia", diz a nota enviada pela empresa.

Risco

Embora algumas das árvores cortadas estivessem a vários metros da fiação, a RGE afirma que o trabalho é executado "nas situações em que a arborização ofereça riscos iminentes à integridade do sistema elétrico e/ou a interrupção do fornecimento de energia elétrica e segurança da população". Também diz que "as podas e supressões realizadas pela concessionária seguem critérios técnicos, visando o menor impacto visual e ambiental possíveis".

 

Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS