Publicidade
Notícias | Região Evento

Segunda Lutherfest na Igreja do Relógio resgata a tradição dos imigrantes em São Leopoldo

2.ª Lutherfest na Igreja do Relógio resgata a tradição dos imigrantes em São Leopoldo

Por ALECS DALL'OLMO
Última atualização: 29.07.2019 às 07:54

A 2.ª Lutherfest tomou conta do pátio da Igreja do Relógio neste domingo. A pausa na chuva ontem foi uma bênção para quem aproveitou o evento, no Centro de são Leopoldo, com muita alegria e com forte envolvimento com história alemã na cidade. A ideia foi proporcionar um encontro para destacar aspectos da história, dos costumes, da culinária dos jogos e das artes germânicas. A programação iniciou com um culto na Igreja do Relógio e seguiu com apresentações do coral da comunidade da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB); a banda típica alemã Nova Geração, danças folclóricas e de um grupo teatral, além de jogos germânicos. Uma festa típica, com muita diversão e muito chope também.

Foto por: Alecs Dall´Olmo/GES-Especial
Descrição da foto: Humberto, Janete, Lu e João no evento de domingo

MEMÓRIA

A ideia da 2.ª Lutherfest, promovida pela IECLB, é reforçar o clima histórico no momento de recuperar na memória o 25 de julho de 1824, que marcou a chegada das primeiras famílias de imigrantes em São Leopoldo.

 

Resgate e mostra

Para os casais Janete Oliveira Schneider e João Schneider e Lu e Humberto Eberhardt, a proposta é resgatar as tradições que acompanhavam os primeiros imigrantes e que passaram a fazer parte da cultura da cidade. "É um evento da comunidade, para mostrar aspectos da história, da tradição", enfatiza Janete. Para o presidente do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (MHVSL), Cassio Tagliari, que participou da Lutherfest, o evento proporciona uma integração com a história.

E quem deseja saber um pouco mais pode aproveitar até o dia 30 de julho para visitar a exposição Imigração Alemã, com acervo do MHVSL, instalada nos corredores do Bourbon São Leopoldo. A visitação gratuita pode ser feita das 10 às 22 horas. Também é possível visitar o próprio o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, que fica na Rua Dom João Becker, 491, Centro, de terça a sábado, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.