Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Novidade

Aplicativo de celular monitora presença escolar em Sapucaia do Sul

Projeto pioneiro no Estado monitora desempenho dos alunos
12/09/2019 03:00 12/09/2019 18:31

-

Foto por: Diego da Rosa/Ges
Descrição da foto: Prefeitura fez o lançamento da iniciativa na escola João de Barro
O bilhete mandando pelo professor aos pais ou responsáveis ficou no passado para Sapucaia do Sul. A novidade que mudará a comunicação escolar vem através de um aplicativo, onde pais e responsáveis pelos alunos das escolas municipais poderão acompanhar, do seu celular, a presença, desempenho, dificuldades, atrasos e atitudes dos seus filhos. O projeto é pioneiro no Rio Grande do Sul, entre as instituições da rede pública.

A prefeitura, através da Secretaria de Educação, lançou o aplicativo Projeto Presença na Escola Municipal Fundamental João de Barro, que recebeu o piloto em agosto e até o momento dos 690 alunos, 243 pais já acessam o aplicativo. Até novembro, a iniciativa se estenderá para todas as escolas municipais da cidade.

Por meio da ferramenta, os professores realizarão a chamada digital e os pais receberão avisos de falta e atraso, observações relacionadas ao desempenho e atitudes do estudante. Além de relatórios de frequência semanal e a possibilidade dos professores encaminharem mensagens previamente determinadas, como "a pontualidade precisa ser melhorada", "desatenção nas explicações precisa ser trabalhada", entre outras. Cada uma delas foi elaborada por profissionais da Secretaria de Educação.

Além disso, as equipes diretivas também terão acesso à ferramenta, podendo emitir mensagens específicas. "Nosso intuito com esse projeto é reduzir a evasão escolar, que está em 1,7% no nosso município, um número considerado baixo, mas que queremos diminuir para 1% ou menos. E aproximar as famílias da escola", disse o secretário de Educação, Jairo Jorge.

 

Implantação concluída em novembro

A ferramenta utilizada inicialmente na Escola João de Barro, está sendo estendida para outras dez escolas ainda no mês de setembro. São elas: Alfredo Adolfo Cassel, Júlio Casado, Hugo Gerdau, Justino Camboim, Lourdes Fontoura, Marechal Bitencourt, Otaviano Silveira, Aurialícia Chaxim Bes, Alfredo Juliano e Padre Réus. Em outubro, o projeto será implantado em outras nove escolas, e em novembro, nas oito restantes.

“Esta é a primeira vez que um aplicativo de monitoramento escolar é implementado em uma rede municipal de ensino no Rio Grande do Sul. Até novembro deverá ser implementado nas 28 instituições de ensino de sapucaia. Os pais e responsáveis modernos trabalham, tem uma rotina atribulada e não conseguem vir diariamente na escola, então ocorre um afastamento. Eu adoraria ter tido essa oportunidade quando meus filhos eram crianças. O pai acompanhando em tempo real poderá corrigir os problemas antes de uma reprovação”, diz Jairo Jorge

App permite acompanhar até as notas

Entre as funções do aplicativo Projeto Presença, os pais poderão saber quais conteúdos estão sendo trabalhados em aula, ver a data de provas e trabalhos e o assunto de ambos, além de poder acompanhar em tempo real as notas dos filhos. Para o ano que vem, está em desenvolvimento uma central de vagas no aplicativo, para que os pais possam solicitar matrícula e transferência online. “Para os pais que não possuírem smartphones, quando receberem por sms o link para entrar no aplicativo, existe a opção de pedir notificações por e-mail ou sms”, afirma o secretário de educação.

Pais aprovam

Entre os pais dos alunos da EMEF João de Barro que já utilizam o aplicativo, está Paula Kauer, 36 anos, mãe de Victor Kauer, 13, do sexto ano. “Achei o aplicativo maravilhoso, nós pais que trabalhamos fora não conseguimos ter uma presença constante e agora consigo acompanhar o que meu filho está estudante e suas dificuldades. Além disso, eu consigo trazer meu filho, mas tem pais que não e saber que ele está dentro da escola traz uma segurança, os responsáveis vão saber que a criança chegou bem, não está andando por aí. O Projeto Presença traz benefícios para todos, até para a escola que agora contará com uma participação mais efetiva dos responsáveis”, relata a mãe.

Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS