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Lanamento

Corolla chega 12 gerao com verso hbrida

Preos comeam em R$ 99,99 mil e vo at R$ 124,99 mil na Altis Hbrida Flex, que com o pacote opcional sobe para R$ 130,99 mil
04/09/2019 15:12 04/09/2019 15:13

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Novo Corolla 2020 ganha versão híbrida

Totalmente renovado, o Corolla chega à 12ª geração mais equipado, conectado e com a inédita versão híbrida. Os preços da linha 2020 começam em R$ 99,99 mil e vão até R$ 124,99 mil na Altis Híbrida Flex que, com o  pacote Premium sobe para R$ 130,99 mil. O modelo chega às concessionárias no dia 12 de setembro em três versões diferentes e duas motorizações: o 2.0 Dynamic Force estará disponível para a GLi, XEi e Altis, enquanto o sistema híbrido estará disponível apenas na topo de linha Altis.

Pela primeira vez na história, um veículo híbrido com motor flex é produzido no Brasil. E pela primeira vez também no País o Corolla ganha a opção de teto solar elétrico com função antiesmagamento, melhorando a sensação de espaço e iluminação dentro da cabine, disponível de série para a Altis 2.0 Dynamic Force ou como opcional no pacote Premium para a Altis híbrida.

Novo Corolla 2020 ganha versão híbrida

Disponível exclusivamente na versão sedã, o novo Corolla conta com duas opções de motores: 2.0 Dynamic Force flex com transmissão Direct Shift de 10 marchas e injeção direta e o inédito sistema híbrido que combina três propulsores, dois elétricos e um a combustão flexfuel, que faz dele o carro movido a etanol mais eficiente do Brasil, revela a montadora. 

Carro tem garantia de cinco anos, tanto para a versão 2.0 Dynamic Force quanto para a híbrida flex. Assim como já ocorre com seus outros modelos híbridos à venda no Brasil, o novo Corolla também conta com garantia estendida de oito anos para bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia.


Design renovado 

Novo Corolla 2020 ganha versão híbrida

Baseado na nova plataforma GA-C, seu visual é modernizado. Agora, as laterais dos para-choques dianteiro e traseiro sobressaem-se. Na frente, destaca-se a forma trapezoidal das laterais do para-choque que circundam a grade frontal inferior. A grade dianteira superior é conectada aos faróis de desenho longo e angular, que, por sua vez, alongam-se até as laterais do veículo, dando-lhe um caráter mais dinâmico. Complementam o design uma grande grade na cor preta e os faróis de neblina em LED disponíveis nas versões XEi e Altis. A Altis híbrida conta com logomarca Toyota com acabamento na cor azul, enquanto o pacote Premium para essa configuração oferece grade na cor black piano.

Os novos faróis com regulagem de altura e sistema automático de iluminação são de halogênio nas versões GLi e XEi em formato de três “J”, complementados pelas luzes diurnas DRL em LED colocadas abaixo da linha cromada que percorre toda a frente do veículo. Para a versão Altis, os faróis Bi-LED têm desenho em formato de dois “J” com DRL que acompanha o mesmo design. A versão híbrida ainda possui acabamento na cor azul.

Novo Corolla 2020 ganha versão híbrida


Na traseira, o desenho das lanternas está em harmonia com o porta-malas, enquanto o para-choque pronunciado possui vincos marcantes que expressam uma postura ampla e robusta e transmite sensação imponente. O design trapezoidal reverso do porta-malas e a queda acentuada nos cantos do para-choque objetivam uma impressão unificada entre o design dianteiro e traseiro. Enquanto a Altis (híbrida e 2.0 Dynamic Force) possui lanternas inteiras em LED, o conjunto nas versões GLi e XEi é de halogênio, com luz de freio, de ré e de neblina em LED.

Rodas aro 16'' e 17''

Todas as versões possuem rodas em liga-leve. Na GLi é de 16” com acabamento na cor prata com pneus 205/55 R16, enquanto a XEi e Altis híbrida são de 17” com acabamento na cor prata. A Altis 2.0 Dynamic Force conta com acabamento preto brilhante com pneus 225/45 R17 (opcional para a Altis híbrida no pacote Premium).

Modelo está maior

Com relação às dimensões, o modelo cresceu 1 cm no comprimento (totalizando 4,63 m) e 0,5 cm na largura (agora são 1,78 m). Porém, ficou 2 cm mais baixo (1,45 m), enquanto a distância entre-eixos se manteve a mesma (2,70 m), assim como o volume do porta-malas (470 l). Já o tanque de combustível comporta 50 l nas versões a combustão e 43 l na híbrida.

Algumas mudanças contribuíram na melhoria aerodinâmica e no campo de visão dos passageiros, como a parte detrás do capô do motor, que teve sua altura reduzida em 3,5 cm, e a superfície do porta-malas, que abaixou 2 cm.

Tela ''flutuante'' 

O interior também sofreu mudanças. A principal delas é, na versão Altis híbrida, a tela TFT de 7” digital e colorida ''flutuante'', fixada no centro do painel, exibindo o velocímetro e informações do computador de bordo. Enquanto o semicírculo do lado esquerdo possui um indicador do sistema híbrido, no lado direito é possível visualizar a informação de combustível e temperatura do motor. 

Novo Corolla 2020 ganha versão híbrida

O painel de instrumentos nas versões com motor 2.0 Dynamic Force conta com três mostradores, um circular, no centro, onde é possível visualizar o velocímetro e o nível de combustível, um semicircular do lado esquerdo, onde o motorista exibe o conta-giros e o termômetro do motor, e uma tela de TFT de 4,2” colorida do lado direito, que mostra o computador de bordo, com informações como indicador de marcha, consumo de combustível, hodômetro e autonomia.

O volante de três raios com controles de áudio e computador de bordo tem acabamento em couro e possui aletas para troca de marcha (paddle shift) na XEi e Altis com motor 2.0 Dynamic Force.

Três tipos de acabamento

Novo Corolla 2020 ganha versão híbrida

A nova geração conta com três tipos de acabamento dos bancos. A GLi tem partes revestidas em tecido e couro, ambos na cor preta. Já as versões XEi e Altis híbrida têm exclusivamente partes revestidas em couro preto, enquanto a Altis 2.0L Dynamic Force e Altis híbrida com pacote Premium vêm com partes revestidas em couro bege e marrom. Os ocupantes do banco traseiro contam com apoio de braços com porta-copos central.

Equipamentos

Novo Corolla 2020 ganha versão híbrida


Confira os itens de série de cada versão:

GLi: desde a versão de entrada GLi o modelo conta com ar-condicionado manual com filtro antipólen e ar quente, banco do motorista com regulagem para seis ajustes - altura, distância e inclinação – (também disponível na Altis híbrida), banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação), direção eletroassistida progressiva (EPS), computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resolução, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque e função antiesmagamento e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto, Apple CarPlay e SDL. Quanto à segurança, traz sete air bags, freios ABS com BAS e EBD, câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos, controles de estabilidade (VSC) e tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC).

XEi: adiciona os seguintes itens: ar-condicionado automático, controle de velocidade de cruzeiro, modo de seleção de condução Sport, paddle shift, destravamento das portas por sensores na chave (Smart Entry), partida por botão (Start Button/Push Start), faróis de neblina dianteiros em LED e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

Altis 2.0L Dynamic Force: adota faróis dianteiros em LED e o exclusivo pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, que inclui Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert – LDA), Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Farol Alto Automático (Auto High Beam – AHB), e Assistente de Pré-Colisão (Pre-Crash System – PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática (comandos podem ser controlados também pelo volante).

Além disso, tem como item de série o pacote premium: ar-condicionado automático Dual Zone com sistema S-Flow, banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes (altura, distância, inclinação ou altura com distância), espelhos retrovisores externos eletro-retráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo, teto solar elétrico, limpador do pára-brisa com sensor de chuva e faróis e lanternas traseiras em LED.

Altis Híbrida: traz painel de instrumentos com tela TFT de 7” digital e colorida com computador de bordo e como opcional o pacote Premium. O híbrido não possui paddle shift no volante.

Suspensão traseira independente 


A Nova Arquitetura Global Toyota (TNGA) permitiu rigidez 60% maior do chassi do que a geração anterior e também a implantação da nova suspensão traseira de duplo braço triangular independente (double-wishbone), com molas helicoidais e barra estabilizadora. Desenvolvida para oferecer excelente estabilidade e maior conforto de condução.

Novos isolamentos acústicos e materiais de absorção sonora foram colocados em vários pontos-chave na estrutura do veículo, na cabine e no teto. Além disso, uma estrutura integrada que funciona como um silenciador foi integrada à parte inferior do veículo.


Duas opções de powertrain

São duas opções de motorização:

Novo Corolla 2020 ganha versão híbrida

O novo 2.0 Dynamic Force: tem quatro cilindros em linha e 16 válvulas com comando de válvulas variável inteligente VVT-iE que, por meio de um motor elétrico, modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão. Vem também com um novo sistema de injeção direta e indireta de combustível D-4S que adapta-se às condições de direção, oferecendo mais potência e menor consumo de combustível. Com alta taxa de compressão (13:1) e curso longo, novos pistões de baixa fricção, é 15% mais potente e 9% mais eficiente do que o motor da geração anterior. Fabricado na planta de Porto Feliz (SP), é o mais potente que já equipou um Corolla. São 177 cv a 6.600 rpm com etanol e 169 cv a 6.600 giros com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é de 21,4 kgfm a 4.400 rpm.

Novo Corolla 2020 ganha versão híbrida

A inédita Direct Shift de 10 marchas proporciona a suavidade de uma transmissão CVT convencional com uma sensação de aceleração direta. Para isso, foi acoplada uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo, melhorando a aceleração em primeira marcha. 

Novo Corolla 2020 ganha versão híbrida

Sistema híbrido flex: combina três motores, dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex e transmissão hybrid transaxle, tornando-se o primeiro híbrido flex do mundo. Nesta nova geração do Corolla, combina um motor a gasolina 1.8 VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros com etanol e 98 cv também a 5.200 rpm com gasolina, e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm (etanol ou gasolina). Esse propulsor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque, garantindo aceleração suave e conforto.

A bateria híbrida de níquel-hidreto metálico, responsável por alimentar o motor elétrico, está localizada embaixo do banco traseiro, contribuindo para a redução do centro de gravidade e aprimorando a estabilidade sem comprometer o espaço interno para os ocupantes. A transmissão Hybrid Transaxle funciona através de planetária com engrenagem, praticamente eliminando perdas e atritos. Este tipo de transmissão entrega uma aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas de acordo com a demanda do motor.

Freios regenerativos

O sedã possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida e garantindo maior autonomia no modo elétrico.

Segundo o Inmetro, o Corolla híbrido é capaz de rodar 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, faz 9,9 km/l na estrada e 10,9 km/l na cidade. Além disso, é o carro movido a etanol mais eficiente do Brasil com 1,38 MJ/km.

Investimento bilionário

Produzido em 15 locais diferentes e comercializado em mais de 150 países, o Corolla já vendeu mais de 45 milhões de unidades desde 1966, ano de sua estreia. No Brasil, é líder de seu segmento há cinco anos consecutivos e se manteve por muito tempo no ranking dos 10 veículos mais vendidos.

Para esse lançamento, a Toyota do Brasil investiu R$ 1 bilhão na unidade fabril de Indaiatuba, que já produziu mais de 1 milhão de unidades do carro desde que foi inaugurada em 1998. A partir de agora, a fábrica está apta a produzir o modelo que chega em uma nova plataforma GA-C, baseada na filosofia TNGA. Além disso, o complexo de motores de Porto Feliz também passa a produzir o novo flex 2.0 Dynamic Force, a partir de um investimento de R$ 600 milhões.



OS PREÇOS

GLi 2.0L Dynamic Force Flex: R$ 99,99 mil

XEi 2.0L Dynamic Force Flex: R$ 110,99 mil

Altis 2.0L Dynamic Force Flex: R$ 124,99 mil

*Altis Híbrido Flex: R$ 124,99 mil

*O pacote Premium para esta versão custa R$ 6 mil

Fonte: Toyota

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