Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Viver com Saúde

Sal na alimentação: veja quatro dúvidas sobre o uso do tempero

Sal rosa é saudável? É preciso cortar o sal da dieta?
21/12/2018 14:49

Foto por:
Descrição da foto:
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 10% dos brasileiros entre 25 e 34 anos sofrem com a hipertensão arterial. Já na faixa dos 35 aos 44 anos, o número aumenta para 19%. Em meio a estes números alarmantes, o sal aparece como alvo de atenção para quem precisa controlar a pressão arterial.

Conhecido por reter líquidos, ocasionar doenças cardiovasculares e problemas renais, o sal se tornou o vilão para estas pessoas. Ainda assim, o brasileiro chega a consumir, em média, o dobro da quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O cardiologista Diego Garcia explica que o sal por si só não é prejudicial, mas sim o seu consumo excessivo. "O sódio contido no sal é importante no metabolismo celular, além de dar sabor aos alimentos. Porém, quando consumido em exagero, traz malefícios", aponta.

E o sódio?

Apesar de muitas pessoas acreditarem que são sinônimos, o sódio é um dos componentes do sal de cozinha. Esse mineral ajuda a distribuir os líquidos corporais e permite um bom funcionamento do organismo. A falta dele pode resultar em fraqueza e hipotensão e o consumo abusivo pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Assim como outros alimentos, como o ovo ou o café, que hora entram na lista de "saudáveis" ou de "inimigos", há também muitos mitos e dúvidas acerca do consumo do sal.


Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS