Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. João Corrêa, 1017 - Centro - São Leopoldo/RS - CEP: 93010-363
Fones: (51) 3591.2000 - Fax: (51) 3591.2032

PUBLICIDADE
Viver com Saúde

Terapia com ventosas para limpar as toxinas e tratar as dores musculares

Técnica milenar auxilia na recuperação dos músculos
20/05/2019 03:00 20/05/2019 13:55

-

Foto por: Laura Gallas/GES-Especial
Descrição da foto: CONSULTA: Camila faz a aplicação dos "copinhos mágicos"
Algumas técnicas não se perdem no tempo, como é o caso da milenar ventosaterapia, que usa "copos" de vidro para literalmente sugar as impurezas dos músculos. Os "copinhos mágicos", como são chamados pelos pacientes da quiropraxista Camila Fattori, têm o poder de tratar dores musculares e diminuir a rigidez.

O tratamento consiste em estimular o fluxo sanguíneo por meio de ventosas, que ficam a vácuo sobre a pele do paciente. "Quando um músculo está muito tenso ou contraturado, a circulação de sangue fica prejudicada, gerando um processo inflamatório, onde ficam acumulados os produtos do metabolismo celular (toxinas)", explica.

Com a aplicação da técnica, ocorre a limpeza destas substâncias. "Elas são removidas pela sucção e encaminhadas naturalmente para os rins para serem eliminadas através da urina, e o sangue consegue acessar novamente aquele músculo debilitado para restaurar o funcionamento normal", acrescenta.

Sem o cuidado adequado - que também pode ser feito por meio de massagens convencionais, medicamentos ou infiltrações -, a tendência é que o organismo crie medidas próprias para resolver o problema, podendo causar "a formação de aderências ou fibroses".

As consequências, segundo a especialista, podem ser a diminuição da amplitude de movimento do músculo e o comprometimento da funcionalidade, sobrecarregando estruturas adjacentes e gerando dor.

Três técnicas

Ventosa fixa: a ventosa é aplicada sobre a região afetada e fica agindo ali de forma fixa por cerca de 15 a 20 minutos. "Neste caso, procuro se o paciente apresenta trigger points (pontos de gatilhos) e posiciono a ventosa exatamente em cima dele", detalha.

Ventosa deslizante: com o auxílio de pomada ou óleo para massagem, as ventosas são deslizadas sobre a região de tratamento. "Esta modalidade é mais indicada para casos em que a contratura acontece em uma área maior e em uma intensidade mais importante."

Ventosa úmida: associada a técnicas de sangria, ou seja, provocar pequenos sangramentos com o uso de instrumentos específicos, como agulhas e lancetas, para fazer com que o sangue preso dentro do músculo vaze.

Hematomas

Foto por: Laura Gallas/GES-Especial
Descrição da foto: Tempo de permanência das ventosas é em torno de 20 minutos
O tempo de permanência - em torno de 20 minutos - e a pressão aplicada pelas ventosas estão relacionadas com a intensidade dos hematomas provocados pelo procedimento. Além disso, algumas pessoas têm maior predisposição à formação deles, seja por características físicas, como pele e sistema vascular mais frágeis e sensíveis, ou até pelo uso de medicamentos ou algumas doenças. "Os hematomas demoram entre 3 e 15 dias para desaparecer totalmente, dependendo de cada paciente e da forma como a técnica foi empregada. Uso de algumas loções ou pomadas pode ajudar a dissolver as manchas", explica. Além das manchas, o local da aplicação pode ficar inchado e dolorido, o que é normal, segundo Camila.

Contraindicações

- Lesões na pele (feridas, alergias, cortes)

- Pacientes em tratamento para o câncer

- Pacientes com problemas cardiocirculatórios (trombose, varizes, hemofilia, tromboflebite)

- Pacientes com varizes importantes

- Pacientes que usam anticoagulantes

- Grávidas

- Idosos muito debilitados

 

Pode ajudar na celulite

A ventosa terapia também pode ser usada para resultados estéticos, afirma Camila. "Se o sangue estiver circulando melhor na região das pernas e glúteos, a tendência é que a inflamação da celulite diminua e o aspecto visual melhore. Além disso, também é largamente utilizada como instrumento para facilitar a drenagem linfática e a mobilização de gordura localizada."

Jornal VS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3553.2020 / 51 992026770
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS