Publicidade
Cotidiano

Paisagens de tirar o fôlego

Publicado em: 28.11.2020 às 09:00

Onde: Entre Cambará, na Serra gaúcha, e Praia Grande, em Santa Catarina.

O quê: Os Parques Aparados da Serra e Serra Geral abrangem uma área de cerca de 30,4 hectares e são geridos pelo ICMBio.

Atrativos: No Aparados da Serra, fica localizado o Cânion Itaimbezinho, que conta com 5,8 quilômetros de extensão e paredões com até 720 metros de profundidade. A visita propicia a realização de diversas atividades, como trekking e passeios de bicicleta. Na parte de cima, é possível caminhar por duas trilhas: a do Vértice e a do Cotovelo. Já na parte de baixo, os visitantes podem se aventurar na Trilha do Rio do Boi, uma verdadeira expedição por dentro do cânion. Nos meses de primavera e verão é possível presenciar, junto às cachoeiras do Cânion Itaimbezinho, a migração das andorinhas, que ingressam nos parques para escapar do inverno no Hemisfério Norte.

No Serra Geral, está o Cânion Fortaleza com mais de 7 quilômetros de extensão, 2.000 metros de largura e uma altitude de 1.240 metros acima do nível do mar. As principais trilhas são: a Trilha do Mirante, onde é possível ver a grandiosidade do cânion e, em dias claros, parte do litoral gaúcho; a Trilha da Cachoeira do Tigre Preto onde despencam as águas do Arroio Segredo; a Pedra do Segredo, um bloco de rocha de 5 metros de altura, pesando 30 toneladas, equilibrada numa base de 50 centímetros.

Com uma rica biodiversidade, os parques concentram inúmeras espécies de mamíferos, aves e anfíbios. Somente da avifauna, mais de 350 espécies já foram avistadas nas unidades.

Visitas: Os locais abrem diariamente, exceto nas segundas-feiras, e não é obrigatória a presença de guia. O acesso aos dois parques é gratuito.

Contatos: (54) 3251-1277, (54) 3251-1262, ngi.aparadosdaserrageral@icmbio.gov.br e parnaaparadosdaserra@icmbio.gov.br

Fonte: ICMBio, sites oficiais e Prefeitura de Cambará do Sul

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.