Onde: São Francisco de Paula.
O quê: A Floresta Nacional conta com área de 1.606 hectares com altitudes superiores a 900 metros. A Mata Atlântica é o bioma predominante dessa unidade de conservação. A região é considerada uma das mais úmidas do Estado e apresenta temperatura média anual de 14°C.
A Flona é atualmente administrada pelo ICMBio e, no local, são encontrados reflorestamentos de araucárias, pinus e eucaliptos. Mais de 20% das espécies terrestres da fauna ameaçada de extinção no Estado já foram registradas na Floresta.
Na fauna, destaca-se a riqueza de aves, com mais de 210 espécies, residentes ou migratórias, e a presença de mamíferos como o leão-baio e o bugio-ruivo, que são considerados em extinção. Inclusive, já foi registrada a presença de lobo-guará.
Visitas: Não há cobrança de ingressos na Flona. Dentre as atividades, há duas trilhas ecológicas disponibilizadas para os visitantes, com o acompanhamento de um guia e agendamento prévio, além de cinco hospedarias para grupos de alunos e pesquisadores, totalizando 50 leitos. As trilhas dão acesso às araucárias centenárias, à cachoeira Bolo de Noiva e ao mirante, com vista para a Cascata da Usina, Perau do Macaco Branco, floresta nativa e povoamento de araucária de 1946.
Contatos: (54) 3244-1347 e flonasaofranciscodepaula.rs@icmbio.gov.br