Publicidade
Cotidiano

Pontos de riqueza natural em meio ao verde

Publicado em: 28.11.2020 às 09:00

Onde: São Francisco de Paula.

O quê: A Floresta Nacional conta com área de 1.606 hectares com altitudes superiores a 900 metros. A Mata Atlântica é o bioma predominante dessa unidade de conservação. A região é considerada uma das mais úmidas do Estado e apresenta temperatura média anual de 14°C.

A Flona é atualmente administrada pelo ICMBio e, no local, são encontrados reflorestamentos de araucárias, pinus e eucaliptos. Mais de 20% das espécies terrestres da fauna ameaçada de extinção no Estado já foram registradas na Floresta.

Na fauna, destaca-se a riqueza de aves, com mais de 210 espécies, residentes ou migratórias, e a presença de mamíferos como o leão-baio e o bugio-ruivo, que são considerados em extinção. Inclusive, já foi registrada a presença de lobo-guará.

Visitas: Não há cobrança de ingressos na Flona. Dentre as atividades, há duas trilhas ecológicas disponibilizadas para os visitantes, com o acompanhamento de um guia e agendamento prévio, além de cinco hospedarias para grupos de alunos e pesquisadores, totalizando 50 leitos. As trilhas dão acesso às araucárias centenárias, à cachoeira Bolo de Noiva e ao mirante, com vista para a Cascata da Usina, Perau do Macaco Branco, floresta nativa e povoamento de araucária de 1946.

Contatos: (54) 3244-1347 e flonasaofranciscodepaula.rs@icmbio.gov.br

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.