Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde SAÚDE VASCULAR

Formigamento é sinal de má circulação?

Cardiologista explica em que casos o sintoma pode se tornar algo preocupante

Por REDAÇÃO
Publicado em: 18.04.2022 às 05:07 Última atualização: 18.04.2022 às 10:44

Você já deve ter sentido um formigamento nas pernas por ficar muito tempo na mesma posição, ou até mesmo acordar com o braço dormente com sensação de peso e pensar que está com algum problema de circulação. Mas o fato é que quando esses sintomas são momentâneos, raramente estão relacionados a alguma doença de circulação.

É comum associar formigamento à má circulação, mas médico ressalta que o sintoma é preocupante apenas quando associado a outros sinais
É comum associar formigamento à má circulação, mas médico ressalta que o sintoma é preocupante apenas quando associado a outros sinais Foto: Adobe Stock
O cardiologista Antonio Edmond Ghattas explica que esse tipo de formigamento passageiro não está relacionado à interrupção da passagem no sangue pelas veias e artérias. "Quando o formigamento ocorre e após alguns movimentos, seja da mão ou do braço, a sensação vai embora, isso não quer dizer que é um problema arterial, e sim que algum nervo ficou comprimido durante um tempo e resultou na sensação de peso e muitas vezes inchaço nas mãos", explica.

O cardiologista afirma que a maioria das queixas de seus pacientes que chegam ao consultório com um pré-diagnóstico caseiro de má circulação sanguínea é o formigamento. "Um problema de circulação sério é quando há a interrupção da passagem sanguínea nas artérias, por exemplo, quando há uma trombose, que acontece quando alguma artéria ou veia é obstruída e não permite que o sangue passe pela região onde se formou o coágulo."