Pouca gente imagina que uma criança de dois anos possa ser paciente de um reumatologista, afinal, na visão popular, a especialidade médica está ligada apenas aos idosos. Entretanto, cuidadores precisam estar atentos aos sinais, pois doenças reumáticas podem sim atingir crianças e adolescentes.
A AIJ é uma condição clínica que engloba sete subtipos da doença, cada um com suas particularidades e tratamento específico, que têm em comum a presença de artrite (inflamação nas articulações) crônica. A identificação da AIJ não é simples, pois os sinais e sintomas podem estar presentes em outras doenças, contribuindo para o atraso diagnóstico e possibilidade de incapacidade física permanente. Por isso, a importância de estar atento e buscar um especialista quando houver aparecimento de dor ou inchaço nas articulações dos pequenos.
O diagnóstico é clínico e feito na presença de artrite em uma ou mais articulações por um período maior ou igual a seis semanas em crianças com idade inferior a 16 anos.