Publicidade
Cervejeiros

O QUE É UMA CERVEJA RADLER?

Por Bento Ferreira

As Radlers são um estilo de cerveja de baixo teor alcoólico, no entanto, muitas pessoas não a consideram como uma cerveja. As Radlers basicamente são uma mistura de cerveja com toranja, limão, suco de laranja ou limonada clássica. 

As Radlers basicamente são uma mistura de cerveja com toranja, limão, suco de laranja ou limonada clássica Foto: Reprodução/Freepik

Essa bebida refrescante sempre tem um nível mais baixo de álcool do que uma cerveja comum. Na maioria dos casos, é Helles ou Pils misturado com limonada ou suco em proporções específicas.

A história por trás do estilo Radler é quase tão maluca quanto a própria mistura meio cerveja - meio refrigerante de frutas. Mas, para compreender melhor, a Radler foi originalmente concebida na região bávara de Alemanha, e em meados do século 18, na Inglaterra, ficou conhecida como Shandygaff. Hoje, conhecida geralmente como uma Shandy (uma cerveja misturada com um refrigerante, limonada carbonatada, cerveja de gengibre, refrigerante de gengibre ou qualquer variedade de suco), o Shandygaff era composto de 2 partes de cerveja, 1 parte de cerveja de gengibre/ale, atingiu seu pico de popularidade durante o início do século 20, na Inglaterra, Irlanda, Canadá e Estados Unidos. O termo Shandy e Radler basicamente significam a mesma coisa, a diferença é que um é de origem inglesa, o outro alemã.

O termo Radler se origina de uma bebida chamada Radlermass (literalmente “litro de ciclista”) que foi originalmente criada por Innkeeper Franz Kugler em uma pequena cidade chamada Deisenhofen, nos arredores de Munique. Durante o grande boom do ciclismo dos loucos anos 20, Kugler criou uma ciclovia de Munique, através da floresta, que levava diretamente ao seu estabelecimento de bebidas. Em um lindo dia de junho de 1922, relatou-se que “13.000 ciclistas” invadiram a festa de Kugler. Quase sem cerveja, ele decidiu misturar 50% de cerveja com 50% de um refrigerante de limão que ele nunca conseguia vender, e o resto é história.

Essa cerveja deliciosa ainda é bem desconhecida aqui no Brasil. Mas acredito que logo deve entrar na moda aqui no mercado Brasileiro. Pois se trata de uma alternativa legitimamente saborosa e com baixo teor de álcool para os meses de verão.

Aqui no Brasil encontramos facilmente a Kaiser Radles e a Paulaner Lemon Radler. Mas caso você não encontre no mercado, ela é bem fácil de fazer, tudo que você precisa é um pouco de sua cerveja favorita ou Hefeweizen (de preferência fabricado localmente) e um pouco de limão espumante ou refrigerante de toranja. Basta fazer uma mistura 50/50 ou 60/40 dos dois e você pode aproveitar a engenhosidade de Kugler!

Faça essa mistura e compartilhe nas redes sociais e não esqueça de me marque nas redes sociais @bentocla. Deixe seu comentário no post. Cheers!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.