A aveia tem um perfil nutricional único e por isso é considerada um superalimento. Ela possui em sua composição carboidratos, fibras, proteína, minerais e vitaminas essenciais para a nossa saúde.
Beta-glucanas são fibras solúveis que quando ingeridas, absorvem a água presente no organismo e formam uma ‘espécie de gel’ no intestino. Por isso, a aveia é capaz de aumentar o bolo fecal e facilitar a eliminação de fezes.
Para obter os benefícios que a aveia pode trazer ao organismo, não se esqueça de beber a quantidade ideal de água. Se não houver a ingestão adequada de água, ocorre o efeito inverso: o aumento no consumo de fibras pode piorar casos de constipação intestinal.
Veja os principais benefícios da aveia:
- Pode auxiliar na redução do colesterol, pois contém fibras solúveis;
- Melhora a saciedade, pois contém alta quantidade de fibras;
- Estimula o funcionamento intestinal, pois aumenta o bolo fecal e facilita a eliminação de fezes;
- Torna a pele mais saudável, pois contém silício e proteínas;
- Gera sensação de bem-estar, pois contém triptofano, que é um precursor da serotonina.
Como consumir a aveia?
Acrescente a aveia (em flocos, farinha ou farelo) nas suas preparações do dia a dia. Por ter sabor neutro, ela combina com preparações doces e salgadas. Exemplos: vitaminas, sucos, omelete, sopas, empadas, tortas, panquecas, mingau, frutas, iogurte e salada de frutas.
A quantidade ideal para consumo de cada pessoa vai depender dos objetivos e individualidade de cada um.
Espero que tenha gostado do meu conteúdo e que tenha sido útil para ti!
Me siga nas redes sociais @nutridanilauck e me conte seu feedback!
Ficarei muito feliz de saber sua opinião!
Lembrete: procure sempre um acompanhamento com um profissional adequado, para orientações individualizadas conforme o seu caso, cada indivíduo é único e tem suas necessidades particulares.