Há dois anos, os fãs de basquete foram presenteados com a minissérie documental The Last Dance – ou Arremesso Final –, disponível na Netflix, que conta a história vitoriosa do Chicago Bulls de Michael Jordan, nos anos 1990. A produção chamou a atenção não só pelo conteúdo histórico, mas pela forma criativa com que aqueles momentos foram contados.
Agora, a HBO Max nos mostra outro fenômeno da NBA, o inesquecível Los Angeles Lakers da década de 1980, vencedor dos títulos de 1980, 82, 85, 87 e 88, além dos vices em 83, 84 e 89.
A mensagem no início de cada episódio faz questão de esclarecer que a produção é apenas inspirada em fatos reais, pois alguns dos astros da época não concordaram em como certas situações foram contadas. Foi o exemplo de Kareem Abdul-Jabbar, que chamou a produção de desonesta.
Lakers: Hora de Vencer (o título original é Winning Time: The Rise of the Lakers Dynasty) começa com a compra da franquia, em 1979, pelo empresário Jerry Buss, interpretado pelo ator comediante John C. Reilly. O ricaço promete para si mesmo transformar a equipe na mais vencedora da década que está chegando, ainda mais depois dos risos debochados e desprezo do então dono do Boston Celtics.
A história evolui mostrando como Jerry Buss montou o time, tendo como principal esperança o jovem Earvin "Magic" Johnson (Quincy Isaiah), que viria a se tornar uma lenda nas quadras em um elenco que também contava com o astro Kareem Abdul-Jabbar, esse vivido por Solomon Hughes.
Tudo na série tem a cara de um de seus criadores, o diretor Adam Mckay – dos consagrados filmes Não Olhe Para Cima, de 2021, e A Grande Aposta, de 2015. Há muitas cenas cômicas; a frequente quebra da quarta parede, principalmente com Reilly e Isaiah falando diretamente com o espectador; e uma linguagem visual que remete ao padrão normalmente utilizado em documentários. Bem típico de Mckay.
Em relação a ser fiel ou não aos fatos, a repercussão sobre a série lembra o ocorrido quando do lançamento de Bohemian Rhapsody, quando conhecedores da história da banda Queen e de Freddy Mercury apontaram vários imprecisões no roteiro. Pelo que se tem acompanhado nas notícias, Lakers está no mesmo caminho.
Tirando a insatisfação de alguns, a série é um grande achado para aficcionados do esporte ou não. Usando a linguagem das quadras, Hora de Vencer é como uma cesta de três pontos no último segundo.
Assista ao trailer: