Esqueça os preconceitos criados sobre a meditação. Mas antes respire bem profundamente e relaxe. Pare de falar e comece a ouvir. O primeiro passo para entender a meditação é olhar para o seu eu interior, destaca o professor de Raja Yoga e especialista em treino mental, Rodrigo Ambros. E se você é uma pessoa agitada e que não consegue ficar muito tempo em silêncio, também vai conseguir. "Neste caso, o mais indicado é alguma prática mais cinestésica tipo meditar caminhando, controlar a respiração, escrever uma carta a Deus, cantar, dançar. Depois que a agitação for embora, pode entrar em outras práticas mais profundas. Autoconhecimento envolve saber como você funciona com mais eficiência, senão acontece uma batalha interna desnecessária e, como resultado, a pessoa associa uma prática de sacrifício à meditação. Da próxima vez não vai querer meditar, pois vai se lembrar da dificuldade que foi", destaca.
E para quem quer começar a fazer da prática uma rotina, o especialista lembra que o horário ideal depende do seu objetivo. "Se você quiser relaxar, pode ser a qualquer horário que você tenha um tempo livre de distrações. Se você quiser se energizar, geralmente é praticado antes de uma atividade que exija mais ânimo e energia. Se você quiser se conectar com o Ser Supremo, com o seu Criador ou com um mestre, o mais indicado é bem cedo da manhã, tipo 4 horas, pois a atmosfera do local estará mais serena. Claro que o ideal é você estar continuamente em um estado meditativo, sem depender de horários, lugares ou fatores externos", reforça.
A indicação de Rodrigo é que o interessado faça aulas. "Um curso propõe uma evolução gradual na sua prática e geralmente é ministrado por alguém que tem experiência. Tem tantos bons cursos gratuitos por aí. Na Brahma Kumaris, grupo que ensina a meditação Raja Yoga, os cursos são gratuitos e podem ser feitos presencialmente ou pela internet: ead.brahmakumaris.org.br", deixa a dica.
Músicas e livros também podem auxiliar o praticante, de acordo com o estilo de cada um. "Música ajuda a entrar no estado meditativo e serve até como uma marcação do tempo. No início do aprendizado, utilize músicas sem muitas batidas, prefira aquelas do estilo de música new age. Depois você pode meditar com qualquer música. Alguns preferem a experiência de sentimentos e imagens, sem sons, outros preferem a experiência de silêncio interior", ressalta.