Publicidade
Botão de Assistente virtual

2022 | Vai ter Copa, sim, mas só no fim da temporada

Principal competição do futebol mundial do ano ocorrerá entre novembro e dezembro, no Catar, e alterará a agenda da bola ao longo de todo o ano Reportagem: João Linden

A temporada de 2022 do futebol será bem atípica. Primeiramente pela Copa do Mundo, que por si só já atrai todas as atenções, mas neste ano o Mundial tem uma particularidade que altera todo o calendário do planeta bola: será disputado nos últimos meses do ano. Em função das temperaturas extremas do país sede, o Catar, o torneio da Fifa ocorrerá pela primeira vez no último bimestre do ano - normalmente é realizado entre os meses de maio e julho.

Essa característica puxará os términos das Séries A e B do Brasileirão, por exemplo, para a primeira quinzena de novembro. Já os principais torneio mata-matas (Copa do Brasil, Sul-Americana e Libertadores) se encerrarão em outubro. A única competição que tem previsão de encerramento já com a bola rolando no Catar é a Copinha da Federação Gaúcha de Futebol.

Gre-Nal pelo Brasileirão de 2021
Gre-Nal pelo Brasileirão de 2021 Foto: Ricardo Duarte/Inter

As decisões de título, contudo, não estão reservadas apenas para o segundo semestre. Em fevereiro, o Palmeiras buscará, nos Emirados Árabes Unidos, o inédito título de campeão do mundo. Será em 2022 que uma das maiores cornetas do futebol brasileiro, "o Palmeiras não tem Mundial", terá fim? Para levantar o caneco, os paulistanos terão de superar o Al Ahly ou Monterrey nas semifinais e, provavelmente, o Chelsea na decisão.

Do Rio Grande à Europa
No primeiro fim de semana de abril estão previstas as decisões dos principais estaduais do Brasil. Aqui no Rio Grande do Sul, a disputa coloca mais uma vez a dupla Gre-Nal como favorita. O Tricolor quer conquistar um pentacampeonato regional que não vem desde 1989. Já o Colorado entra em campo para acabar com a seca de cinco anos sem uma volta olímpica.

Na Europa, as finais das principais competições continentais serão em maio. A novidade fica por conta da Liga Conferência, nova competição que reúne clubes da terceira linha do futebol Europeu.

Para entrar no clima
Se a ansiedade pela Copa do Mundo for muito grande, alguns eventos ajudarão a amenizar a inquietação. Conheceremos os dois últimos países da América do Sul com passaporte direto para o Catar - Brasil e Argentina já estão garantidos. Os cinco campeonatos mais fortes do Velho Continente (Inglaterra, Espanha, França, Alemanha e Itália) também se encerram no quinto mês do calendário.

Seleção brasileira é a única a participar de todas as edições da Copa do Mundo e também é a maior campeã, com cinco títulos
Seleção brasileira é a única a participar de todas as edições da Copa do Mundo e também é a maior campeã, com cinco títulos Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Um quinto representante da Conmebol terá de buscar sua vaga na repescagem contra adversário a ser definido: pode ser da Ásia, da Oceania ou das Américas do Norte e Central. Os jogos estão previstos para junho, já bem depois do sorteio dos grupos da Copa, que ocorrerá dia 1º de abril.

Até o momento, outras 11 equipes já estão asseguradas no Mundial. Os anfitriões do Catar, a Alemanha, a Bélgica, a Croácia, a Dinamarca, a Espanha, a França, a Holanda, a Inglaterra, a Sérvia e a Suíça.

Já o técnico Tite terá poucas datas para fazer os últimos ajustes antes da Copa. Estão previstos no máximo seis amistosos antes da viagem ao Catar: três em junho e três em setembro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Publicidade
Matérias especiais
Publicidade

Gaúcha faz sucesso na Internet e ajuda pessoas a conquistar renda extra

Informe Editorial
Serviço

Unidade Integrada ou Emergência do Hospital? Unimed tira dúvidas de seus clientes

Região
Saúde

Lauro Reus intensifica sistema de classificação de risco

Região
Meio Ambiente

Documentário especial celebra os 50 anos de fundação do Semae

Região