Publicidade
Botão de Assistente virtual
Esportes Esportes

Palmeiras roda elenco contra Ponte Preta para esquentar preparação para o Mundial

Por Pedro Ramos
Publicado em: 26.01.2022 às 08:59

O Palmeiras começou 2022 com o pé direito, com a vitória por 2 a 0 sobre o Novorizontino no último domingo pelo Campeonato Paulista e a inédita conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior na goleada de 4 a 0 sobre o Santos na terça-feira. Considerando que terá mais um ano com um calendário apertado, o técnico Abel Ferreira sabe que precisa rodar o elenco na disputa do Paulistão e deve promover mudanças no time que enfrentará a Ponte Preta, nesta quarta-feira, às 21h35, no Allianz Parque.

O Palmeiras encerrou 2021 com 91 partidas e foi a equipe que mais jogou no futebol mundial. O treinador entende a necessidade de poupar jogadores pensando na sequência da temporada. "Temos quatro jogos e com dois dias de intervalo. Não era isso que queria, mas já disse que todas as dificuldades para nós são os desafios para crescermos. A única forma que temos é se adaptar ao calendário e é isso que vamos fazer", disse Abel em coletiva.

Com isso, o técnico português vai realizar mudanças na equipe titular nas partidas anteriores à disputa do Mundial de Clubes. Para o confronto contra a Ponte, são duas ausências já confirmadas: o goleiro Weverton e o zagueiro Gustavo Gómez, que servem as seleções brasileira e paraguaia respectivamente nas partidas pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, no Catar.

Depois da Ponte, o Palmeiras enfrentará São Bernardo (fora), no dia 29, e Água Santa (em casa), em 1º de fevereiro, todos pelo Paulistão. A estreia no Mundial está marcada para o dia 8, contra rival ainda não definido. A viagem da delegação alviverde está marcada para o próximo dia 2 rumo a Abu Dabi.

Em sua estreia em 2022, a Ponte Preta quer surpreender como visitante. O clube promoveu grande reformulação no seu elenco para a atual temporada. O principal reforço até aqui é o zagueiro Dedé, ex-Vasco e Cruzeiro, que não atua desde 2019 e tem longo histórico de contusões nos dois joelhos nos últimos anos. Outros 13 nomes chegaram ao Moisés Lucarelli, incluindo o meia Wesley, ex-Palmeiras. No Paulistão 2021, a Ponte foi à final do Troféu do Interior, mas perdeu para o Novorizontino.

Peças importantes deixaram o clube, como o goleiro Ivan e o atacante Moisés, negociados com Corinthians e Fortaleza, respectivamente. Por outro lado, a diretoria foi ao mercado e anunciou 14 reforços. E não foi só dentro de campo que a Ponte Preta passou por reformulação. Homem forte do futebol no clube entre o fim da década de 90 e o início dos anos 2000, Marco Antônio Eberlin foi eleito o novo presidente. Quem retornou também foi Luis Fabiano. Revelado no Moisés Lucarelli, o ex-atacante de São Paulo, Vasco e seleção brasileira vem desempenhando a função de coordenador de futebol.

Durante a pré-temporada, a Ponte Preta sofreu com surto de covid-19 em seu elenco. A programação era de realizar até jogos-treino, mas por conta do vírus só foi possível enfrentar o Capivariano - vitória por 2 a 0. Diante de tudo isso, o técnico Gilson Kleina não quis antecipar a escalação para o jogo contra o Palmeiras.

"Na verdade nós trabalhamos em cima da situação que se apresentou para nós. Infelizmente tivemos casos de covid-19, respeitamos o protocolo e esses atletas ficaram em isolamento. Por isso é difícil falar a equipe base. Temos que ver as condições de cada atleta", disse o treinador.

Kleina ainda sofreu uma baixa inesperada para essa partida. O atacante Pedro Júnior, que vinha treinando entre os titulares, apresentou sintomas gripais na última segunda-feira e foi vetado do jogo. Isso pode fazer o treinador mudar o esquema e atuar apenas com Lucca na frente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.