Publicidade
Botão de Assistente virtual
Esportes Esportes

Júlia Soares conquista ouro em etapa da Copa do Mundo de Ginástica no Azerbaijão

Por Estadão Conteúdo
Publicado em: 03.04.2022 às 12:02

Júlia Soares participou pela primeira vez de uma etapa da Copa do Mundo por Aparelhos de ginástica artística e já sentiu a alegria de ter uma medalha de ouro pendurada no pescoço. A ginasta de 16 anos impressionou os jurados na disputa do solo, em Baku, no Azerbaijão, e ficou com o primeiro lugar do pódio, seguida pela húngara Dorina Boeczoego e pela usbeque Dildora Aripova.

A brasileira conseguiu a classificação para a final, no sábado, ao terminar a fase anterior em primeiro lugar, com uma nota de 13.233. Com isso, chegou à decisão como favorita e competiu de acordo com a expectativa, atingindo a nota final de 13.433 para se tornar campeã, contra 13.166 de Boeczoego e 12.866 de Aripova.

Antes do ouro em Baku, Júlia já vinha empolgando com boas apresentações, como no Pan-Americano de Ginástica do Rio, no ano passado. Na ocasião, homologou um novo elemento no código de pontuação da modalidade: o "candle mount" com meia volta, também chamado de entrada em vela com meia pirueta.

A seleção brasileira também foi representada por Carolyne Pedro, de 21 anos, integrante da equipe que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, junto com Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira, Jade Barbosa e Thaís Fidélis. Neste domingo, ela terminou em quinto lugar nas barras assimétricas, com nota 12.800, em prova vencida pela francesa Lorete Charpy, com 13.866. As holandesas Naomi Visser (13.100) e Vera Van Pol (12.966) completaram o pódio.

Tanto Carol quanto Júlia competiram nas classificatórias da trave, mas não conseguiram vaga nas finais. Carol ficou com o 17º lugar, uma posição acima de Júlia, que ficou em 18º. Nomes expressivos da ginástica, como a brasileira Rebeca Andrade, a americana Jade Carey e a italiana Vanessa Ferrari não participaram do torneio.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.