A Série B do Gauchão começa neste final de semana com o Sapucaiense representando a nossa região. A estreia é fora de casa, mas pertinho de Sapucaia, no Complexo da Ulbra, em Canoas, contra o PRS (Players RS), time fundado em Porto Alegre mas que já representou Garibaldi e que neste ano está jogando por Canoas, investindo até em jogadores.
O rubro-negro de Sapucaia do Sul encabeça o Grupo C e é o único clube da chave a já ter disputado a elite do futebol gaúcho - fez isso em 2008 e 2009. A Série B vale duas vagas na Série A2 de 2023, a Divisão de Acesso à elite do futebol gaúcho. Ao seu lado, o Sapo tem o Harmonia (de Canoas), o PRS (Canoas) e o Riopardense (de Rio Pardo). No ano passado, o rubro-negro passou da primeira fase em segundo lugar no grupo (só atrás do Santa Cruz, que foi o campeão da competição), mas caiu nas quartas de final, e acabou em 5o lugar na competição.
Na última competição, a Copa FGF, que misturava 18 times da elite do Gauchão com as séries A2 e B, o Sapo também teve bom desempenho e ficou em 9º lugar.
Grupo A
Atlético Carazinho
Elite
Santo Ângelo
São Borja
Grupo B
Garibaldi
Gramadense
Marau
Monsoon
Grupo C
PRS
Riopardense
Sapucaiense
União Harmonia
Grupo D
Bagé
Farroupilha
Rio Grande
Riograndense
Neste sábado (2/7)
15h Riopardense x Harmonia
Neste domingo (3/7)
15h PRS x Sapucaiense
Domingo (10/7)
15h Harmonia x PRS
15h Sapucaiense x Riopardense
A Série B traz 16 clubes divididos em quatro grupos, nos quais classificam-se os dois melhores de cada chave para as quartas de final. Os mata-matas das quartas, semifinal e final serão em jogos de ida e volta, com mando do segundo jogo aos times de melhor campanha. A chave do Sapo cruza nas quartas com o Grupo D.