O momento gremista é de fazer análises. Na quarta-feira (26), o time de transição inicia o Campeonato Gaúcho de 2022 contra o Caxias, 19 horas, na Arena. Mas os holofotes seguem sobre o grupo principal, que encerrou a primeira etapa da pré-temporada no fim de semana.
Douglas Costa, que acertou a saída do Grêmio na última sexta-feira (21), já não faz mais parte da realidade tricolor. Para uma temporada em que os desafios são maiores que apenas o foco sobre um atleta que pouco rendeu, o técnico Vagner Mancini já começa a trabalhar com um esboço de time. O Tricolor terá de pensar em alternativas para a ponta-direita, como Campaz e Janderson, que foram testados na posição. Mas um deles pode perder espaço, caso Martín Benítez ingresse na equipe titular. Porém, o argentino ainda recebe uma atenção especial com relação à parte física.
O time principal do Grêmio deve estrear na terceira rodada do Estadual, dia 3 de fevereiro, contra o São José. Mancini deve ter como time titular: Gabriel Grando; Orejuela, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Lucas Silva, Campaz (Janderson), Benítez e Ferreira; Diego Souza.
Quitação de Douglas Costa
Douglas Costa sai, mas os vencimentos ficam. O Tricolor ainda terá de quitar cerca de R$ 7,2 milhões, valor referente ao atraso da última temporada e, também, o proporcional aos dias trabalhados em 2022.
No entanto, o combinado entre a direção gremista e o representante do atleta, Junior Mendonza, o Grêmio começará a pagar o valor em janeiro de 2023. Serão 48 parcelas mensais de R$ 150 mil.