Publicidade
Expointer Expointer

Desfile de campeões abre último fim de semana da Expointer

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, marcou presença em Esteio na "Expointer da retomada"

Por Priscila Carvalho
Publicado em: 11.09.2021 às 07:30 Última atualização: 11.09.2021 às 11:27

Com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, na Tribuna de Honra do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e com o tradicional Desfile dos Campeões desse ano, a sexta-feira (10) foi marcada pela cerimônia de abertura oficial da 44ª Expointer.

Desfile dos Campeões da 44.ª Expointer contou com 115 animais de 89 raças, mostrando os melhores de cada espécie Foto: Diego da Rosa/GES

Além da ministra, o governador Eduardo Leite, a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, e representantes das entidades copromotoras da feira - Febrac, Fetag, Farsul, prefeitura de Esteio, Simers e Sistema Ocergs-Sescoop/RS, também participaram do ato, que consagrou a feira como da retomada.

 

"O agronegócio ousou fazer a Expointer da retomada, impulsionado por uma safra recorde e pelas oportunidades incríveis de mercado abertas pelo novo status sanitário do RS como zona livre de aftosa sem vacinação. Certamente, a Expointer de 2021 é uma feira de colheitas. Colhemos aqui, também, os frutos de uma aposta que se mostrou certeira: fazer uma feira ainda sob os rigores da pandemia, mas de forma controlada, com todos os cuidados", afirmou o governador Leite, em seu pronunciamento.

Segurança Sanitária

A secretária estadual Silvana Covatti destacou o esforço conjunto de todos os órgãos do governo do Estado, especialmente das secretarias da Agricultura e da Saúde, que lideram a equipe de monitores e agentes da saúde que cuidam da segurança sanitária da feira.

"A 44ª Expointer tem a marca da união, da solidariedade e da superação. Além de garantir a segurança sanitária com protocolos, testagem e organização impecáveis, a Expointer deu um recado importante a todo o Brasil: chegou a hora de apostar na retomada. Chegou a hora de se inspirar na força do agro para seguir em frente e olhar para o horizonte", afirmou.

Na pista

Durante a cerimônia de abertura na Pista Central do Parque Assis Brasil, 115 animais, de 89 raças diferentes, participaram do Desfile dos Campeões, ao lado de seus cabanheiros e criadores. Todos passaram pelos julgamentos que começaram meses antes da feira, em etapas classificatórias que determinaram o melhor da genética de cada espécie entre os 2.820 animais inscritos.

Dois últimos dias para visitar a 44ª edição da Expointer

A 44.ª Expointer conta com 546 expositores espalhados pelos setores de máquinas, veículos automotores, artesanato e Pavilhão da Agricultura Familiar. Foram inscritos nesta edição 4.057 animais rústicos e de argola. O limite de visitantes por dia é de 15 mil, obedecendo a todos os protocolos de saúde elaborados para o evento. Os ingressos podem ser adquiridos de forma on-line, por meio do site oficial da Expointer (expointer.rs.gov.br). No portão principal do Parque Assis Brasil, há um centro de atendimento para dar suporte à compra de bilhetes pela Internet.

Medalhas e certificado de zona livre de aftosa

Na solenidade, também foram entregues a Medalha Assis Brasil, honraria destinada a personalidades com relevante contribuição ao agronegócio, para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e ao superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli. Antes, na Casa da Assembleia Legislativa na Expointer, a ministra também recebeu a medalha do Mérito Farroupilha.

Em seu discurso, a ministra citou números expressivos do agronegócio gaúcho e destacou a sua importância para o País e para o mundo como produtor de alimentos.

Além disso, Tereza Cristina entregou em mãos para o governador o certificado oficial da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que reconheceu o Rio Grande do Sul como área livre de febre aftosa sem vacinação.

"Entrego oficialmente em mãos para lembrar sempre da importância que tem a pecuária do RS para o nosso País. Obrigada pelo esforço dos produtores rurais. Se não fosse por eles, junto com o esforço do governo do Estado e da nossa equipe do ministério, não teríamos chegado a este resultado, que representará novas aberturas de mercado e mais competitividade e renda para o agro gaúcho", afirmou Tereza Cristina.

Jair Bolsonaro vem neste sábado e recebe a medalha Mérito Farroupilha

O presidente Jair Bolsonaro visitará a Expointer neste sábado (11), penúltimo dia da feira, a partir das 11 horas. Bolsonaro deverá estar acompanhado da ministra Tereza Cristina, que continua no Estado neste fim de semana, e visitará os pavilhões da Agricultura Familiar e Internacional, onde está situado o estande do Ministério da Agricultura. Logo após está previsto um almoço com autoridades, onde o presidente deve receber a Medalha do Mérito Farroupilha, distinção máxima da Assembleia Legislativa do RS, proposta pelo deputado estadual Vilmar Lourenço (PSL).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.