Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Evento

Dia do Colono terá programação especial na região: confira

Vejas as atividades programadas para cada cidade

Publicado em: 25.07.2014 às 11:42 Última atualização: 25.07.2014 às 11:52
Foto: Tatiana Hentz/GES-Especial
Novo Hamburgo

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Cultura, agendou para até amanhã diversas atividades alusivas aos imigrantes alemães. A abertura oficial ocorreu ontem à noite, no Teatro Paschoal Carlos Magno, com programação especial aos 190 anos da Imigração Alemã no Município, além de outras atrações, como espetáculo teatral, palestra e exposição de obras e bordados alemães.

Hoje
Local: Praça do Imigrante (Centro)
15 horas – Show com Herta e bandinha alemã e grupos folclóricos da terceira idade
16 horas – Show musical com Guarda Pampa
17 horas – Encerramento com o show de bandinha típica alemã Goela Seca

Amanhã
Local: Praça do Imigrante (Centro)
9 horas – Culto ecumênico alusivo ao Dia da Imigração Alemã
9h30 – Show com Herta e bandinha alemã
10 horas – Show com bandinha Macht Musik
11h30 – Encerramento com o Show Musical Vozes do Porteira
 
No bairro Lomba Grande
No domingo, ocorre a 25ª edição da tradicional Festa do Colono de Lomba Grande. As atividades terão início às 10 horas, com o desfile típico na Rua João Aloysio Allgayer. Ao meio-dia, ocorre o almoço organizado pela Comunidade Evangélica e, às 14 horas, começa o baile com a Banda Sollus. Em caso de chuva, apenas o desfile será cancelado.

Campo Bom
Objetos e lembranças dos imigrantes que moraram em Campo Bom estão em exposição no saguão do Centro Administrativo até o dia 11 de agosto. A mostra conta com retratos de família, maquetes das primeiras igreja e escola, máquinas utilizadas na agricultura e nas olarias e roupas. Além disso, a 30ª Ein Deutsches Volksfest terá uma atividade especial no sábado, com o desfile folclórico que percorrerá o Centro a partir das 16 horas.

Canela
A 21ª edição da Festa Colonial de Canela terá programação especial para celebrar o Dia do Colono. A gastronomia típica colonial estará à disposição dos visitantes nos restaurantes, tendas e casas temáticas com guloseimas por conta das famílias da zona rural canelense. O evento segue até o dia 27 de julho, no Centro de Feiras, com entrada gratuita. Hoje haverá baile da terceira idade, às 14 horas, oficina de Jardins com Plantas Medicinais e Comestíveis, às 15 horas, e apresentações de bandas, das 18 horas às 22h30. A festa segue no sábado e no domingo, no Centro de Feiras.
 
Gramado
Os 190 anos da imigração alemã foram celebrados hoje na Casa do Colono, na Praça das Etnias, com hasteamento das bandeiras do Brasil, Alemanha, Rio Grande do Sul e Gramado, execução dos hinos e apresentação de bandinha típica alemã. Às 19h30, ocorre o culto ecumênico na Igreja São Pedro. No sábado, às 19h30, será realizada a Noite Cultural Alemã, no Teatro Municipal Elisabeth Rosenfeld, com danças folclóricas e música clássica e erudita.

Igrejinha
O Dia do Colono será celebrado no município na segunda-feira com desfile temático, às 10 horas, que contará a história do desenvolvimento agrícola e rural de Igrejinha. Em seguida, no Parque Almiro Grings, haverá solenidade com apresentações artísticas e, após, será servido almoço típico ao preço de 15 reais por pessoa. À tarde, o público poderá conferir uma festa com animação da banda Berlim.
 
Parobé
Neste domingo, Parobé terá o seu tradicional Desfile do Colono. A saída ocorrerá às 9 horas, na Secretaria de Desenvolvimento Rural, localizada no Centro - ao lado do Ginásio Décio Francisco da Costa. O desfile passará pela Praça 1º de Maio.

Santo Antônio da Patrulha
A 1ª Festa do Colono ocorre no domingo na localidade de Alto Ribeirão. A festividade contará com carreteada, às 10 horas, carreteiro no almoço e premiação aos destaques do desfile.

São Leopoldo
A São Leopoldo Fest terá várias atividades hoje. Às 9h30, ocorreu o culto da imigração na Casa do Imigrante. Ao meio-dia, será realizada a abertura oficial do evento, seguida de almoço colonial no ginásio municipal. Em seguida, ocorrem apresentações de música e dança típica. Às 20 horas, haverá apresentação da Orquestra da Unisinos com Renato Borghetti. Amanhã, as atividades começam às 10 horas, com o Desfile Festivo da Imigração, seguido de almoço e apresentações culturais. No domingo, ocorre missa festiva, às 10 horas, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, com almoço e atividades culturais no ginásio.
 
São Sebastião do Caí
Em comemoração ao Dia do Colono e Motorista, a Secretaria de Agricultura de São Sebastião do Caí irá fazer uma atividade com os produtores rurais do município, a partir das 20 horas, na Sociedade de Arroio Bonito.

Três Coroas
A 28ª Expofeira de Produtos Coloniais de Três Coroas começa neste sábado, em frente ao Centro de Cultura Remitto René Haack. O evento que celebra o Dia do Colono segue até as 20 horas de domingo, com comercialização de frutas, legumes, verduras, embutidos e inúmeros produtos coloniais fresquinhos, todos produzidos por agricultores do município. Também haverá shows musicais, carreata de tratores e carretinhas agrícolas, exposição e comercialização de animais, artesanato, máquinas e implementos agrícolas.

Vale Real
A 15a Kronenthal Fest, que celebrará a origem colonial do município, será realizada no Centro de Convivência Arno Stoffels de hoje até domingo. A abertura é hoje à noite, seguida de baile com o Musical Encanto, Claudinho Conceição e show da banda O Resto. Amanhã à tarde, ocorrem as Olimpíadas Coloniais e o baile da terceira idade. À noite, haverá invernadas artísticas de CTGs da região. No domingo, às 9h30, ocorre celebração ecumênica e, à tarde, shows.
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.