Botão de Assistente virtual
Informe Especial EDUCA MAIS

Enem 2022: pedidos de isenção da taxa de inscrição começam na segunda-feira

No mesmo período, os estudantes que faltaram na edição passada do exame podem justificar falta

Por Da redação
Publicado em: 30.03.2022 às 14:25

Começa na próxima segunda-feira (04) o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Além disso, neste mesmo período que segue até o dia 15 de abril, os estudantes que faltaram na edição de 2021 poderão justificar a ausência no dia das provas.

No mesmo período, os estudantes que faltaram na edição passada do exame podem justificar falta
No mesmo período, os estudantes que faltaram na edição passada do exame podem justificar falta Foto: Reprodução
O procedimento poderá ser realizado através da Página do Participante. As informações foram divulgadas ontem (29) no Diário Oficial da União. Para justificar a ausência e/ou fazer a solicitação da isenção, o participante precisa informar o CPF, data de nascimento, e-mail e telefone. Os dados precisam ser iguais aos cadastrados na Receita Federal para não inviabilizar a correspondência entre as informações.

Pode solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 o participante que esteja cursando a última série do ensino médio em 2022, de qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública, bem como o estudante que cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou com bolsa de estudo integral na rede privada, que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Também pode solicitar a isenção o participante que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nesse caso, o interessado deverá informar o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Já a justificativa de ausência é direcionada ao participante que teve concedida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2021 e que não compareceu aos dois dias de prova, mas deseja solicitar isenção na edição de 2022. Para isso, é necessário enviar documentação que comprove o motivo da ausência. Todos os documentos deverão estar datados e assinados. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis. Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB.

Cronograma

O resultado da justificativa de ausência e da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 será divulgado no dia 22 de abril, na Página do Participante. Quem tiver a solicitação de isenção negada e/ou a justificativa de ausência reprovada poderá interpor recurso no período de 25 a 29 do mesmo mês. O resultado dos recursos será divulgado no dia 6 de maio.

*Com informações do Ministério da Educação

Fonte: Agência Educa Mais Brasil 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.