Botão de Assistente virtual
Informe Especial EDUCA MAIS

Inep divulga correções das redações do Enem 2021

Na redação da edição mais recente da prova 22 estudantes alcançaram nota máxima

Por Por Redação
Publicado em: 11.04.2022 às 15:37 Última atualização: 09.05.2022 às 10:33

As correções das redações dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 foram disponibilizadas na Página do Participante, nesse domingo (10), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.

Na redação da edição mais recente da prova 22 estudantes alcançaram nota máxima
Na redação da edição mais recente da prova 22 estudantes alcançaram nota máxima Foto: Reprodução
O participante que acessar a página poderá verificar a pontuação alcançada em cada uma das competências avaliadas pelos corretores na redação do Enem e baixar um arquivo com a imagem da redação escrita no dia do exame. O processo é acompanhado em todas as suas etapas por mais de um profissional e segue os parâmetros estabelecidos pelo Inep. Os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final.

A nota da redação pode chegar a 1000 pontos. Em 2021, 22 estudantes alcançaram nota máxima na redação da edição mais recente da prova. O exame possui cinco critérios que zeram a nota: fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

No Enem 2021 o tema abordado na redação da aplicação regular foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Já na reaplicação do exame, a redação foi sobre “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil”, que também foi o tema da aplicação do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (PPL).

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é uma das principais formas de ingresso para a educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 


*Com informações do Inep

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.