Botão de Assistente virtual
Informe Especial EDUCA MAIS BRASIL

SouTec: estudantes ganham aplicativo que ajuda na escolha do curso técnico

Ferramenta do Ministério da Educação (MEC) foi lançada em parceria com redes de ensino

Por Agência Educa Mais Brasil
Publicado em: 06.06.2022 às 15:40 Última atualização: 06.06.2022 às 15:40

Desenvolvido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) em parceria com redes de ensino, o aplicativo SouTec foi lançado, na última sexta-feira (3), com o intuito de ajudar os estudantes que estão nos anos finais do ensino fundamental e iniciais do ensino médio a escolher os cursos técnicos que mais se enquadrem no seu perfil.

SouTec: estudantes ganham aplicativo que ajuda na escolha do curso técnico
SouTec: estudantes ganham aplicativo que ajuda na escolha do curso técnico Foto: Agência Educa Mais Brasil

A ferramenta está disponível para uso gratuito e para ter acesso é necessário baixá-la nas lojas de aplicativos (PlayStore, AppStore e similares). Nela estão disponíveis 72 questões que avaliam as preferências do estudante. Não é necessário responder todas as perguntas de uma vez. As questões avaliam as preferências relacionadas a atividades de trabalho e, após a análise desses dados, o aplicativo apresenta um resumo e um relatório completo explicando qual é o perfil profissional do estudante.

O estudante pode parar quantas vezes quiser e continuar de onde parou. No aplicativo é possível personalizar as buscas utilizando critérios como a localização em que o curso é ofertado, de acordo com a distância do local informado pelo usuário. Durante o acesso, que pode ser realizado mesmo sem conexão com a internet, é possível “favoritar” as opções e as instituições prediletas.

“O Ministério da Educação trabalha para os estudantes do Brasil, para trazer mais conforto e mais segurança para a trajetória profissional”, destacou o ministro Victor Godoy durante o lançamento.

*Com informações do MEC

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.