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Informe Especial EDUCAÇÃO

Curso aborda como professores podem atuar no ensino de imigrantes e refugiados

Formação é oferecida pelo MEC e tem certificado de conclusão

Por Agência Educa Mais Brasil
Publicado em: 14.06.2022 às 13:17

Um curso para preparar docentes capazes de atuar na formação e desenvolvimento dos estudantes
estrangeiros foi lançado na última semana pelo Ministério da Educação (MEC). A formação tem como
foco professores do Brasil que, ao longo do curso, terão a oportunidade de aprender mais sobre o
acolhimento de alunos imigrantes e refugiados no ambiente escolar e multicultural brasileiro.

Os professores podem se inscrever através do site e terão acesso às aulas a partir do Ambiente Virtual
de Aprendizagem do Ministério da Educação - Avamec - com carga horária de 80 horas, divididas em
dois módulos, com conteúdo prático e teórico.

A formação tem como objetivo possibilitar o contato dos participantes com aspectos históricos, sociais,
políticos e educacionais que rodeiam a questão dos estrangeiros, a partir de métodos capazes de
auxiliar no acolhimento dos alunos imigrantes e refugiados.

*Com informações da Agência Brasil

De acordo com o diretor de Formação e Valorização de Profissionais da Educação, Renato Brito, há cerca
de 82, 4 milhões de refugiados no mundo, sendo metade crianças, e apenas 68% delas têm acesso ao
sistema primário de educação, e 34% ao sistema secundário.

No Brasil, há mais de 57 mil pessoas reconhecidas como refugiadas e, no que se refere às crianças, há
uma baixa expectativa de adesão à escola, cerca de 53% abaixo, quando comparado com as crianças
brasileiras.

Segundo Brito, a dificuldade de acesso ao sistema escolar deve-se a fatores burocráticos, sociais,
culturais e principalmente linguísticas. Diante disso, a formação para o acolhimento dos imigrantes e
refugiados torna-se uma excelente forma de inclusão.

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