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Com Unesco, Twitter lança guia sobre alfabetização midiática para educadores

Documento mostra como a rede social pode ser usada em sala de aula

Última atualização: 14.11.2019 às 13:28

Em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Twitter montou o Ensinar e Aprender com o Twitter, guia que tem como objetivo ajudar educadores a capacitarem os alunos com as habilidades de alfabetização midiática, contribuindo para o uso responsável das ferramentas que a rede social apresenta.

No guia, é possível conhecer diretrizes de melhores práticas sobre alfabetização midiática da UNESCO e dicas de como professores e pais podem usar o Twitter como uma ferramenta de aprendizado na sala de aula ou em casa. No documento estão reunidos textos teóricos, planos de aula e estudos de caso.

O vice-presidente de políticas públicas, governo e filantropia corporativa do Twitter, Colin Crowell, ressaltou, no blog da rede, a importância da parceria com a UNESCO, além de destacar a necessidade da alfabetização midiática contra a desinformação. “Esperamos que este manual tenha um impacto tangível e benéfico para estudantes de todo o mundo, ajudando os educadores a transmitirem informações e habilidades críticas às gerações mais jovens sobre como navegar em um ambiente de mídia cada vez mais complexo”, declarou.
O Ensinar e Aprender com o Twitter também pretende contribuir para a formação de bons cidadãos digital. Por isso, há tópicos sobre segurança online e como os educadores devem agir caso se deparem com casos de cyberbullying.

Além de ser disponibilizado online – para ter acesso basta clicar aqui –, o guia também será distribuído em escolas via rede de ONGs relevantes da UNESCO, agências estaduais de educação e a rede europeia de Centros de Internet Segura. Inicialmente ele será traduzido em nove idiomas: inglês, francês, espanhol, alemão, português, árabe, japonês, sueco e hindi, mas há o planejamento para que seja traduzido para outras línguas.

O manual é fruto da parceria global de 18 meses entre Twitter e UNESCO. Nesse processo, ONGs que trabalham com alfabetização midiática e informacional tiveram seus trabalhos ampliados e obtiveram suporte por meio do programa Ads For Good da rede social.

Fonte: Roberto Paim – Agência Educa Mais Brasil

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