Informe Publicitário Educa Mais Brasil

‘Enem seriado’: seleção utilizará soma de notas de cada ano do ensino médio

Detalhes da novidade foram apresentadas na terça-feira pelo Inep

Publicado em: 16.09.2020 às 13:44 Última atualização: 16.09.2020 às 13:44

Em coletiva de imprensa realizada na terça-feira (15), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou mais detalhes de como irá funcionar o “Enem seriado”, mais um processo seletivo para os estudantes do ensino médio que tenham interesse em cursar o ensino superior. A novidade não anulará o Enem tradicional, conforme destacou o Inep.

‘Enem seriado’: seleção utilizará soma de notas de cada ano do ensino médio Foto: Educa Mais Brasil

No Enem seriado, o candidato poderá concorrer com base nas suas pontuações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que é uma prova já existente, porém acontece a cada dois anos e é voltada apenas para estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental, e 3º ano do ensino médio. Para que a nova modalidade do Enem exista, o Saeb será totalmente reformulado.

Por conta disso, o Saeb passará a ser uma avaliação anual para estudantes de todas as etapas escolares. Além disso, irá contar com boletins individuais de desempenho. No último ano do ensino médio, o desempenho dos três últimos anos (1º, 2º e 3º do ensino médio) será calculado e com a pontuação final, será possível pleitear vagas no ensino superior pelos seguintes meios:

Sendo assim, como exemplo, o desempenho do estudante que estiver no 1º ano do ensino médio em 2021 será somado ao de 2022 e 2023, para que ele concorra a uma vaga de ensino superior em 2024.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.