Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias Covid-19

Ampliação dos testes para Covid-19 vai contemplar cidades da região; confira a lista

Dez municípios estão na lista prioritária por conta da maior incidência de casos confirmados de Covid-19

Publicado em: 23.07.2020 às 16:37 Última atualização: 23.07.2020 às 20:33

Governador Eduardo Leite promoveu o lançamento do Testar RS por meio de live nesta quinta-feira (23) Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
O projeto Testar RS, lançado nesta quinta-feira (23), e que vai ampliar as testagens para Covid-19 no Estado, chegará na sua primeira etapa em 30 municípios prioritários. Na região, dez cidades estão na lista devido à maior incidência de casos confirmados da doença. Os testes chegarão a Novo Hamburgo, Campo Bom, São Leopoldo, Canoas, Estância Velha, Esteio, Sapucaia do Sul, Montenegro, Osório e Cachoeirinha.

Atualmente, são feitos mil exames diários do tipo RT-PCR, que detecta a presença do vírus no organismo e é considerado o mais eficiente para diagnóstico da doença, seja pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-RS) ou por laboratórios parceiros de universidades. Com o Testar RS, o objetivo é ampliar em mais sete mil exames por dia – totalizando 8 mil testes no Estado.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Na lista das cidades prioritárias ainda estão: Alvorada, Bento Gonçalves, Carazinho, Caxias do Sul, Charqueadas, Cruz Alta, Erechim, Farroupilha, Ijuí, Lajeado, Marau, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, São Gabriel, Vacaria e Venâncio Aires.

A população foi dividida em quatro grupos de testagem

Grupo 1 - Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs): a partir do primeiro caso confirmado por RT-PCR para Covid-19, testar trabalhadores e residentes da instituição, sintomáticos e assintomáticos, com o rastreio de contactantes próximos. No RS, existem cerca de 800 ILPIs, sendo que 59 apresentaram surto e estão distribuídas em 27 municípios, com registro de 85 óbitos.

Grupo 2 - Estabelecimento de Saúde: a partir do primeiro caso confirmado por RT-PCR para Covid-19, testar trabalhadores, sintomáticos e assintomáticos, com o rastreio de contactantes próximos (setor ou andar etc.). É um grupo prioritário para enfrentamento da pandemia, pela importância do trabalho e pela exposição, já com grande número de profissionais confirmados com Covid-19.

Grupo 3: todas as pessoas que buscarem atendimento e preencham a definição de síndrome gripal.

Grupo 4: contactantes próximos dos casos confirmados de Covid-19 por RT-PCR, por meio do uso do aplicativo Dados do Bem.


Execução do projeto

Etapa 1

Data de início: 23 de julho

Grupos de testagem por municípios:
• Em todos os municípios do RS: Grupos 1 e 2 de testagem
• Para os 30 municípios acima de 40 mil habitantes com maior incidência acumulativa de casos confirmados de Covid-19 (que representam cerca de dois terços dos casos e dos óbitos e 44% da população gaúcha): Grupo 3 de testagem.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.