Previsto para o dia 9 de fevereiro, o depoimento do prefeito afastado de Cachoeirinha, Miki Breier (PSB), alvo de um processo de impeachment, foi adiado pela Câmara de Vereadores. Em reunião na manhã desta terça-feira (1), também foram transferidas as oitivas das testemunhas de defesa e acusação. Agora, todos serão ouvidos pela Comissão Processante (CP) no dia 11 de fevereiro, a partir das 8 horas.
A sessão que julgará possíveis irregularidades político-administrativas do prefeito segue agendada para o dia 23 de fevereiro.
A mudança de data foi feita para garantir à defesa tempo hábil para analisar os autos. Ao processo, foram anexadas 17 mil páginas referentes às operações Proximidade e Ousadia, deflagradas pelo Ministério Público (MP) em junho e setembro de 2021, culminando no afastamento do prefeito no dia 30 de setembro.
Os documentos são usados como prova pelo vereador Mano do Parque (PSL), que pede o impeachment do chefe do Executivo.
O advogado de Miki Breier, André Lima, comunicou que o material não estava disponível para a defesa e foi embora da Câmara de Vereadores antes de receber o conteúdo colhido pelo MP durante as operações. Conforme o presidente da CP, vereador David Almansa, a demora para anexar as páginas se deu por conta do recesso do legislativo - a secretaria ficou fechada entre os dias 1º e 25 de janeiro.