Somente nesta sexta, foram emitidos oito mandados de prisão preventiva e 104 de busca e apreensão em 55 cidades de 20 estados e no Distrito Federal. No Rio Grande do Sul, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, um mandado de busca e apreensão em Santa Maria e um de prisão preventiva em Canoas.
Em Canoas, houve a prisão de um homem por posse de imagens de abuso sexual infantil. A PF não deu detalhes a respeito do investigado, resumindo que se tratava de um homem de 33 anos sem um trabalho formal.
Desde 2016, a Polícia Federal estabeleceu parcerias com forças policiais de diversos países para identificar indivíduos que se utilizavam da Dark Web para difundir material de abuso sexual infantil. Os suspeitos promovem a difusão de imagens, fotos e comentários acerca de abuso sexual de crianças e adolescentes.
Os sites usados pelos criminosos eram utilizados por mais de um milhão e oitocentos mil usuários, em todo o mundo, para postar, adquirir e retransmitir materiais relacionados à violência sexual contra crianças e adolescentes, conforme apuração da Polícia Federal.
A Dark Web (Teia Negra, na tradução do inglês) é uma pequena parcela da internet composta por sites e redes que não são indexados pelos mecanismos de busca. Os domínios nesta parte da web são voltados para práticas criminosas de todo o tipo, com mecanismos de proteção que dificultam o rastreamento do público em geral e da polícia.