Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Especial Coronavírus #AplausoNaJanela

Leopoldenses vão às janelas parabenizar profissionais da Saúde; veja o vídeo

Campanha #AplausoNaJanela foi convocada pelas redes sociais e ocorreu simultaneamente em diversos pontos do país

Por Jean Peixoto
Última atualização: 20.03.2020 às 22:16

Sexta-feira, 20 de março de 2020. O relógio marca 20h30. Pelas ruas de São Leopoldo, as mesas de bar estão vazias, exceto por dois ou três solitários aventureiros. Algo tão incomum quanto a tríade de dezenas que figuram no calendário. Com olhar apreensivo, os atendentes aguardam esperançosos por clientes que não chegam. Cicatrizes de uma cidade que acaba de receber a confirmação do seu primeiro caso de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Abruptamente, o silêncio sepulcral de uma rua Independência deserta, até então desconhecida, é interrompido pela salva de palmas, gritos e assovios que emergem das janelas e sacadas de todo o Centro.

O bradar das palmas de mãos que já não cumprimentam – ao menos não sem álcool gel – é dedicado aos profissionais da Saúde, que abriram mão do isolamento seguro junto de seus familiares para servirem a desconhecidos cidadãos. O rito de passagem é parte da campanha #AplausoNaJanela, que foi convocada pelas redes sociais e ocorreu simultaneamente em diversos pontos de todo o País na noite de sexta-feira.

Os aplausos expressam gratidão aos agentes de Saúde e um desejo coletivo por dias melhores. Mas o chamado “aplausaço” comprova, sobretudo, que mesmo quando fisicamente distantes, é possível estabelecer conexões que aproximem as pessoas em torno de uma mesma causa: o bem comum.

Confira o vídeo

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.